Por Danilo Queiroz
Desde que se lançou no cenário nacional da modalidade, o Cerrado Basquete nunca escondeu de ninguém sua mais ambiciosa pretensão: chegar a elite do esporte no país e garantir um lugar para disputar o Novo Basquete Brasil (NBB). Com a extinção da Liga Ouro, competição que servia de acesso para a elite nacional e que a franquia de Brasília já disputava há duas temporadas, o objetivo do Verdão mudou drasticamente de patamar e está bem perto de ser concluído.
Explica-se: sem a obrigatoriedade de regulamentar acesso e descenso em suas competições oficiais, a Liga Nacional de Basquete (LNB) poderá expandir o leque de competidores e abrigar até 20 equipes na temporada 2019/2020 do NBB. Na última edição, por exemplo, foram 14 competidores em busca da taça de campeão. As vagas restantes estão sendo preenchidas de acordo com alguns critérios. Entre eles, o próprio desempenho na última edição da Liga Ouro.
Na disputa, o Cerrado Basquete terminou em quinto lugar e os times que ficaram à frente da franquia da capital federal já decidiram seus destinos. A campeã Unifacisa tem por direito uma vaga no NBB. O vice-campeão São Paulo também garantiu um lugar após comprar uma das franquias da elite. Já o Londrina abdicou da possibilidade e Campo Mourao também já garantiu seu posto. Foi assim que o convite chegou até o Cerrado e o time brasiliense se movimentou nos bastidores para jogar a competição.
O primeiro passo, inclusive, já foi concluído e a franquia da capital federal iniciou os trâmites junto à LNB e enviou boa parte da documentação comprobatória para ser incluída na disputa. O segundo movimento do jogo de xadrez para disputar o NBB 2019/2020 também já foi dado. Após assegurar parte dos patrocínios e apoiadores da última temporada, o Verdão iniciou as tratativas para vender o espaço master de sua camisa para o Banco de Brasília (BRB).
De acordo com apuração da reportagem do Distrito do Esporte, as negociações com os executivos da empresa estão em andamento e as primeiras reuniões foram consideradas produtivas por ambas as partes. Novos encontros entre as direções do possível patrocinador e do time verde nos próximos dias serão determinantes para a realização do sonho de grandeza do Cerrado Basquete, que está contando os minutos para desfilar na elite nacional.
Através de suas redes sociais, o clube iniciou uma campanha para explicar o panorama atual aos seus torcedores e sensibilizar o futuro parceiro em busca de assegurar o aporte financeiro que irá garantir o time na elite nacional. As negociações, entretanto, têm um deadline, já que em 13 de julho a LNB realizará uma reunião com seus franqueados para definir detalhes da próxima edição do NBB. Até lá, o Cerrado Basquete já espera estar com tudo acertado para ser incluído no torneio.
[…] e saiba mais: – BRB patrocinará Flamengo por valor equivalente a 68 Candangões 2019 – Cerrado esperava por BRB e mirava jogar NBB 19/20 – Com Universo e sem Cerrado, LNB confirma participantes do NBB […]