Por Igor Neiva
O ginásio Nilson Nelson na capital federal foi palco do primeiro jogo da final da superliga feminina de vôlei entre Praia Clube e Minas. Entre dois times de Minas Gerais, a decisão “pão de queijo”, como é conhecida, ocorreu na noite desta sexta-feira (22/4) e, diferente dos últimos confrontos entre as equipes, desta vez o Minas venceu o Praia Clube e arrancou em busca do tricampeonato da Superliga com a vitória para casa por 3 sets a 1, parciais de 18/25, 22/25, 25/22 e 22/25.
Os melhores times da temporada regular da superliga, o Praia Clube (primeira posição) e o Minas (segunda posição), garantiram mais uma final do torneio. Já era de se esperar um grande jogo, tendo em vista que ambos os times são rivais regionais e nacionais.
- CBV inicia venda de ingressos para a final da Superliga
- Brasília está na rota da liga das nações de vôlei
Nos últimos três jogos entre as equipes, o Praia Clube, time de Uberlândia, levou a melhor sobre o time da capital, o Minas. Porém, o retrospecto de nada valeu, já que o Minas dominou grande parte do confronto e impôs o bom vôlei no resultado favorável.
As equipes voltarão a se enfrentar valendo o título, na próxima sexta-feira (29/4), às 21h, outra vez no ginásio Nilson Nelson em Brasília. Caso o Minas conquiste nova vitória se consagrará campeão. Já o Praia Clube forçará um terceiro jogo entre os times.
O JOGO
No ginásio lotado, o Minas começou a partida muito bem, abrindo um 5 a 1 diante da equipe de melhor campanha da fase regular, que por sua vez foi em busca do prejuízo e conseguiu igualar e ultrapassar o marcador em uma boa sequência de pontos, deixando o set extremamente equilibrado. Entretanto, no meio do set a equipe da capital mineira deslanchou no placar e com muitos erros de ataque do Praia Clube, o Minas fechou o primeiro set em 18 a 25.
No segundo set o Praia Clube voltou à quadra diferente do que apresentava. As meninas de Uberlândia, mais concentradas e em busca do empate em sets na grande final. Porém, na reta final do set, o time novamente abusou de errar, e mesmo com atuação impecável da ponteira holandesa Anna, não conseguiu parar os fortes ataques de Thaísa, Keisy e principalmente da Turca Neri Oszoy, que comandou a vitória no set por 22 a 25 em favor do Minas.
Se recuperando totalmente de erros de ataque, a equipe do Praia Clube aproveitou o mau momento da equipe do Minas. Em um set que começou equilibrado, o Praia Clube a comando de seu técnico, Paulo Coco, foi pro tudo ou nada e investiu em duas ponteiras, Tainara e Brayelin Martínez, que por sua vez, mudaram o set, vencendo por 25 a 22. E com show da dominicana Martínez anotando nove pontos no set e dando uma sobrevida a equipe de Uberlândia.
Mas no derradeiro set, o Minas liderou o quarto período do início ao fim, aproveitando de erros de recepção e ataque da equipe do Praia Clube. A equipe de Uberlândia tentou esboçar uma reação, porém, era tarde demais, e mais uma vez, Neri Oszoy chamou a responsabilidade, e com fortes ataques, liderou a equipe da capital mineira a importante vitória no primeiro jogo da final da superliga feminina de vôlei. Vitória no set por 25 a 22, e fim de jogo no Nilson Nelson. Praia Clube 1 x 3 Minas.