Por Lucas Espíndola
Neste domingo (04/07), a equipe Sub-16 do Minas Brasília entrará em campo para a disputa do terceiro lugar do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16. A equipe perdeu para o Corinthians na última sexta-feira, fazendo com que as “Mini Minas” não se classificassem para a segunda final seguida. No ano passado (2020), o time do Distrito Federal despachou o São Paulo (adversário deste domingo na decisão pela 3ª colocação) por 2 a 1, perdendo na finalíssima para o Internacional. O Minas Brasília tem uma das melhores equipes da categoria Sub-16 do país.
O Brasileirão Feminino Sub-16 pode ser considerado uma competição recente, já que neste ano de 2021, é apenas a terceira edição do campeonato nacional. Com a primeira vez sendo disputada em 2019, o Minas Brasília não participou da primeira edição, disputando apenas no ano seguinte. Com duas participações no campeonato, as “Mini Minas” consolidam-se como uma das melhores equipes Sub-16 do país. O slogan “A casa da base” faz jus ao que o time do Distrito Federal faz no dia a dia, e o reflexo são as boas campanhas em 2020 e 2021.
A derrota para o Corinthians na última sexta-feira (02/07), mostrou que o clube verde e azul está entre as quatro melhores equipes da categoria do Brasil, ao lado de São Paulo, Internacional e Santos, equipes que também tem uma regularidade no Sub-16 e sempre chegam na semifinal do torneio. Além do elenco principal, que atualmente caiu para a Série A2 do Brasileirão, o Minas Brasília trabalha com as categorias de base com times Sub-16 e 18 no futebol, tendo ainda em sua história equipes também no futsal. Em maio de 2021, “As Minas” abriram vagas para avaliações de atletas, visando os torneios nacionais.
Brasileirão Sub-18 vem aí
Na próxima terça-feira (06/07) terá início mais uma competição de base no Brasil. O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 terá mais uma edição em 2021, a terceira da história, assim como o Sub-16. Neste ano, o Minas Brasília está no Grupo A, com Cuiabá, Flamengo e Fluminense. O primeiro desafio da equipe da capital federal será diante do time do Mato Grosso, às 8 horas. Os jogos acontecem no centro de treinamento do Sorocaba. Na sequência, as “Mini Minas” enfrentam o Fluminense e o Flamengo.
Em 2019 e 2020, o Minas Brasília foi eliminado na fase de grupos. Na primeira edição do certame, o time do DF somou sete pontos (duas vitórias, um empate e três derrotas) e ficou na terceira posição do grupo, que contava com Fluminense, Palmeiras e Bahia. No ano seguinte a equipe não conseguiu vencer no Brasileirão, empatando quatro vezes e perdendo duas. O time verde e azul ficou novamente na terceira colocação, mas dessa vez com quatro pontos. Ferroviária, Vasco da Gama e Ceará completaram o grupo.
Entenda o Brasileirão Sub-18
O Campeonato Brasileiro Sub-18 será disputado em quatro fases. A primeira, os 24 clubes são distribuídos em seis grupos, com quatro times em cada um. Para a segunda fase avançam os primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores segundos colocados de forma geral. A 2ª fase terá dois grupos com quatro equipes em cada um. Para a fase seguinte, avançam os dois primeiros de cada grupo, para a disputa das semifinais. Após os jogos de ida e volta, conheceremos os finalistas da competição.
O que vem por aí
As “Mini Minas” entram em campo na tarde deste domingo (04/07). A equipe do Distrito Federal enfrentará o São Paulo, adversário que derrotou na semifinal do campeonato do ano passado. O confronto que marca a disputa do terceiro lugar, está marcado para às 15 horas, e será realizado no estádio Walter Ribeiro. A finalíssima será entre Internacional e Corinthians, às 11 horas. O duelo será no mesmo local que a partida do Minas Brasília.