23.1 C
Brasília
terça-feira, 13 de maio de 2025

Minas Brasília perde para o Palmeiras e cai para a Série A2 do Brasileirão

Time da casa abriu 2 a 0 de forma muito rápida. Porém, não conseguiu segurar o ímpeto alviverde, tomando a virada no segundo tempo

- Continua após a publicidade -

Por João Mendonça

O time do Minas Brasília entrou em campo nesta quinta-feira (24/06), em uma situação delicada. Ocupando a 12ª posição, a equipe entrou na última rodada dependendo apenas de si para continuar na elite do futebol brasileiro feminino no próximo ano. O problema foi o adversário. O Palmeiras, invicto na competição e esquadrão com 2ª melhor campanha do campeonato, foi ao Abadião, em Ceilândia, com força total e querendo manter a invencibilidade. Os outros dois times que entraram na última rodada do Campeonato Brasileiro A1 lutando contra o rebaixamento foram Botafogo e São José. Os adversários foram Grêmio e Napoli, respectivamente.

Minas Brasília tem começo dos sonhos

O time do Palmeiras não perdia desde 10 de dezembro de 2020. “As Minas” começaram o jogo querendo quebrar essa grande invencibilidade do time visitante. Concentradas, o time mandante começou a última rodada do Campeonato Brasileiro A1 ditando o ritmo no jogo. Logo aos 12 minutos, em linda assistência da número oito, Karla, jogadora que pertencia ao Palmeiras, encontrou a atacante Nenê, livre, para abrir o marcador. Agora artilheira do Minas no certame, com seis gols em 15 jogos.

- Continua após a publicidade -

O time da casa continuava melhor, além da competência e foco, o time do Palmeiras entrou em campo desligado e sem garra. Aos 15′, após roubada de bola da Kati, camisa número 14, Luana Spindler recebeu a bola dentro da grande área e foi derrubada pela marcação alviverde, penalidade máxima para as mandantes. Outra grande chance para o Minas ampliar, merecidamente, o marcador. A zagueira Kaká foi até a marca da cal, surpreendendo a todos, pelo motivo de que a Karla, cobradora de penalidades da equipe, tinha marcado dois gols de pênalti durante o campeonato. Na cobrança, Kaká bateu mal, Jully voou no canto esquerdo e defendeu mas, no rebote, a zagueira voltou e completou para o fundo do gol.

O time das “Minas”, após o segundo gol, viu o Palmeiras mandar na partida, mas sem efetividade. A primeira grande chance de gol foi aos 34 minutos, com Rafaelle. Dentro da pequena área, a atleta chutou para fora, a bola passou ao lado direito do gol de Karen. A segunda e última grande chance foi aos 43′, em saída errada da goleira do Minas Brasília, o time visitante cabeceou para fora, perdendo a chance de diminuir o placar.

Foto: Luã Tomasson

No segundo tempo, o time de melhor campanha e dono de um elenco estrelado, com diversas atletas que irão integrar a seleção olímpica, comandou o jogo

A única chance do time da casa foi logo aos 4 minutos, com Nenê, em saída de bola errada da zagueiro Agustina. Depois disso, só deu Palmeiras. Logo aos 5′, a própria Agustina, que tinha criado uma ótima chance de gol pro time do Minas Brasília, marcou o gol, mas o assistente marcou impedimento. Aos 7′, Maria Alves, destaque do jogo, cruzou para Julia Bianchi diminuir o marcador em uma linda cabeçada. A equipe visitante ditava o ritmo e criava grandes chances de gol. Aos 11 minutos veio o empate. Maria Alves, livre dentro da pequena área, não deu chances para a goleira Karen, após boa assistência de Bia Zaneratto, destaque do Palmeiras e, merecidamente, convocada para seleção, 2 a 2.

O Minas não se encontrava na partida, errando na marcação e muito nervoso, com discussões entre as próprias jogadoras. O técnico interino Davih Rodrigues, aos 35 minutos, tentou dar vida nova ao time e lançá-lo ao ataque, tirando a zagueira Kaká para a entrada de Farinon, número 21. O empate já rebaixava a equipe do Distrito Federal para a segunda divisão. O São José vencia o Napoli por 1×0, decretando o rebaixamento do Minas e Botafogo. Logo após a substituição, no mesmo minuto, a estrela de Bia Zaneratto brilhou outra Vez. A artilheira do campeonato fez o terceiro, virando o placar, de cabeça, após bom cruzamento de Chu, que entrou na etapa final.

Após três anos, “as Minas” voltam ao Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. O time apresentou bons jogos durante o campeonato, mas não foi o suficiente. Em 15 jogos, o time acumulou apenas duas vitórias, contra o Ferroviária e, também, contra o Bahia, lanterna do campeonato. A equipe finaliza sua participação na 14ª colocação. Mesmo com essa campanha, foi possível observar alguns destaques durante o campeonato, como a goleira Karen, que realizou ótimos jogos, fazendo grandes defesas e sempre trazendo segurança ao time. A meio-campista Karla, capitã da equipe, sempre sólida na marcação e ajudando no ataque, fazendo gols e dando assistências. A atacante Nenê, artilheira do time na competição.

O que vem por aí

Agora o elenco profissional do Minas Brasília só terá compromissos oficiais no Campeonato Candango Feminino. Ainda sem data certa para começar, o certame deverá ocorrer nos últimos meses do ano. Já as equipes do Sub-18 e Sub-16 do time do Distrito Federal, terão o Campeonato Brasileiro da categoria pela frente. As primeiras à entrarem em campo são da categoria Sub-16 que, no ano passado, chegaram a ser vice-campeãs do torneio.

MINAS BRASÍLIA 2

Karen; Kaká ⚽; Jeh (Isa (Manu)); Suzana; Karla; Luana; Robinha; Nenê ⚽; Kati; Pelé 🟨; Bia.
Técnico: Davih Rodrigues

PALMEIRAS 3

Thais; Rafaelle; Camilinha (Dandara); Katrine; Julia Bianchi ⚽(Rafa Andrade); Jully; B. Calderan (Ary Borges); Agustina; Duda Santos 🟨(Carol Baiana); Bia Zaneratto ⚽; Maria Alves ⚽(Chu).
Técnico: Ricardo Belli

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE