Por Danilo Queiroz
O Minas Brasília começou a Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino conquistando pontos longe do Distrito Federal. Na tarde deste domingo (18/4), o time verde a azul foi até o Rio de Janeiro para medir forças com o Flamengo, no estádio da Gávea. Em uma partida com as equipes alternando bons momentos, cada uma balançou as redes uma vez e decretaram o empate por 1 a 1 no marcador.
O Minas Brasília começou a partida tomando um grande susto. Porém, o time candango também foi ao ataque e chegou a colocar uma bola no travessão no fim do primeiro tempo. Os 45 minutos finais começaram movimentados. Cada time conseguiu marcar logo nas primeiras emoções pós-intervalo. Com o equilíbrio predominando, nenhuma das equipes se impôs e o empate.
Fla perde gol feito
Mesmo fora de casa, o Minas Brasília iniciou o jogo com mais posse. A primeira chance, porém, foi rubro-negra. Aos 2, Jayanne recebeu lançamento em profundidade, chapelou a goleira Karen, mas bateu para fora e perdeu um gol incrível. Ligeiramente melhor, o Flamengo marcava presença no ataque, enquanto o time verde a azul esperava espaços para sair em velocidade.
Aos 12, Robinha até encontro Nenê, mas ela estava em posição de impedimento. Com 18, Flávia respondeu pelas cariocas e escapou pela esquerda, mas cruzou na mão da goleira. O equilíbrio das ações passou a predominar nos minutos seguintes. Flamengo e Minas Brasília tinham dificuldades de infiltrar com qualidade. Por volta dos 35, as candangas chegaram a circular a área rival, mas não criaram perigo.
Com 42, Rafa Barros resolveu arriscar de longe, mas Karen encaixou com tranquilidade. No minuto final do primeiro tempo, o Minas Brasília criou uma oportunidade mais concreta. Nenê se livrou das adversárias na entrada da área e bateu com categoria. A bola, porém, explodiu no travessão rubro-negro. Sem conseguir empurrar a bola para a rede, as duas equipes desceram para o intervalo zeradas.
Times marcam em sequência
A escassez de gols, porém, foi interrompida logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Com 2 minutos, Jayanne recebeu a bola, viu espaço para armar o chute e mandou uma bela finalização na rede para abrir o placar para o Flamengo. O Minas Brasília não se abateu e chegou ao empate pouco tempo depois. Aos 4, Nenê recebeu dentro da pequena área e colocou no fundo do gol para igualar.
Com 13 minutos, o Flamengo voltou a tentar, mas Karen encaixou chute de Jayanne. Com 20, sorriso bateu falta com categoria e a arqueira candanga novamente se destacou. Conforme as jogadores acusaram cansaço, os dois treinadores mexeram nos times, mas o ritmo acabou diminuindo. Sem sucesso nas tentativas de infiltração, as duas equipes demoraram para chegar ao gol adversário.
Aos 41, Sorriso tentou cruzar e Karen apareceu para cortar. O Minas Brasília respondeu no minuto seguinte. Jeh cruzou na área, Pelé recebeu e bateu firme e a bola explodiu na zaga adversária. Na última tentativa ofensiva do jogo, Lodi avançou pela esquerda, bateu cruzado, e a bola fica com a goleira candanga. Sem novas ações, o jogo acabou com cada time garantindo um ponto na estreia do Brasileirão.
FLAMENGO 1
Kaká; Raquel (Samhia), Stella, Cida e Sorriso; Kaylane, Bruna Rosa (Renata) e Dedê; Jayanne ⚽, Rafa Barros (Andressinha) e Flávia. Técnico: Celso Silva
MINAS BRASÍLIA 1
Karen; Lay, Kaká, Dih e Jeh; Karla (Monse), Katielle e Robinha; Nenê ⚽, Stef 🟨 (Pelé) e Isa (Emanoela). Técnico: Antônio Carlos Bona