Por Lucas Espíndola
Na noite deste sábado (19/06), o Minas Brasília visitou o Corinthians em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro Série A1. A partida foi pela 14ª rodada da competição nacional, a penúltima da primeira fase. Precisando do resultado para se afastar da zona de rebaixamento, “As Minas” não conseguiram parar o ímpeto Alvinegro e acabaram derrotadas por 5 a 0. Com este placar final, o Minas Brasília permanece na 11ª colocação, já que Botafogo e São José não venceram na rodada. Além disso, o time do DF precisa torcer contra o Cruzeiro, que joga amanhã (20/06) contra o Bahia, para não perder a posição.
O Corinthians começou mostrando quem manda no pedaço. Com sete minutos de jogo, as donas da casa já haviam marcado duas vezes, todos os tentos feitos por Gabi Nunes. A atacante e artilheira corintiana marcou o terceiro ainda no primeiro tempo, dando boa vantagem para o Corinthians. No fim dos 45 minutos iniciais, Victoria Albuquerque fez mais um para o time Alvinegro. O segundo tempo foi mais econômico e marcou o duelo entre Karen e Gabi Portilho. A atleta corintiana tentou por algumas vezes marcar o gol dela, mas esbarrou no paredão verde e azul. Por fim, a camisa número 18 conseguiu balançar as redes aos 35 minutos.
Corinthians começa com tudo
O Corinthians começou com o domínio total do jogo, e logo aos dois minutos de partida o placar foi aberto no Parque São Jorge. Após cruzamento vindo da direita, Gabi Nunes subiu e cabeceou bonito, Karen pulou mas não conseguiu praticar a defesa, 1 a 0 para as donas da casa. As Alvinegras continuaram em cima e, quando o relógio marcou sete minutos, o Corinthians ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, Pardal desviou na primeira trave, a arqueira do Minas Brasília defendeu mas soltou a bola nos pés de Gabi Nunes, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol, 2 a 0.
Aos 10′, o Minas Brasília teve sua primeira oportunidade no jogo. Nenê carregou a bola, tirou a marcação e bateu para o gol, a redonda passou raspando à trave esquerda de Natascha. Aos 13′, Katiuscia finalizou para a meta adversária, Karen fez bela defesa e espalmou para fora. Um minuto depois, Diany resolveu arriscar de fora da área, a pelota passou perto do gol do Minas Brasília. Mesmo com a vantagem no placar, as donas da casa continuaram em cima. Aos 20′, Cacau invadiu a área pela direita e, rente a linha de fundo, bateu para o gol, a pelota balançou a rede pelo lado de fora.
Aos 23′, após boa jogada de Victoria Albuquerque, a camisa número 17 tocou para Gabi Nunes, a atacante limpou Karen e mais uma marcadora e mandou para o gol, a redonda não encontrou obstáculos até morrer no fundo das redes, 3 a 0. Depois do jogo ficar um pouco cadenciado, o Minas Brasília voltou a atacar aos 37 minutos. Após lançamento de Karla, Nenê ganhou de duas defensoras e finalizou bonito para o gol, Natascha espalmou para a linha de fundo. No lance seguinte, Kaká subiu muito bem entre as marcadoras e cabeceou para o gol, a pelota passou por cima da meta adversária.
Sem tirar o pé do acelerador e, mesmo tomando umas investidas das visitantes, o Corinthians marcou o quarto gol ainda no primeiro tempo. Aos 46′, após bola sobrar na meia lua da grande área, Victoria Albuquerque chegou finalizando de primeira, a pelota foi no cantinho esquerdo da baliza, sem chances para a boa goleira Karen, 4 a 0. A camisa número 17 comemorou de forma tímida o tento marcado. Dois minutos depois, o árbitro encerrou a primeira etapa.
Karen versus Gabi Portilho
A primeira chance do segundo tempo foi do Corinthians. Aos 4′, Victoria Albuquerque ajeitou para Yasmim, a lateral bateu para o gol, porém a bola acabou saindo por cima da meta de Karen. Assim como no primeiro tempo, o Minas Brasília não ficou apenas se defendendo, o time do Distrito Federal buscava o ataque e diminuir o placar no Parque São Jorge. Aos 13′, Victoria Albuquerque cobrou escanteio à meia altura, Giovanna Campiolo chegou finalizando de primeira, a arqueira do Minas Brasília defendeu com tranquilidade.
Um pouco diferente dos 45 minutos iniciais, as donas da casa deram mais espaço para as visitantes, que ganhavam território pouco a pouco e buscavam o gol. Já o Corinthians não atacou tanto quanto em boa parte de jogo, mas acordou a partir dos 20 minutos. Aos 23′, Gabi Portilho fez bela jogada, costurou a marcação, invadiu a área e bateu de perna direita para o gol, Karen defendeu de forma primorosa e impediu o quinto gol. Um minuto depois, Tamires cruzou, Gabi Portilho chegou batendo de primeira, mas o paredão verde e azul defendeu novamente.
Aos 34′, quase o Minas Brasília diminui o placar. Após receber belo passe, Nenê ganhou de duas marcadoras e finalizou de perna direita, a bola passou tirando tinta da baliza de Natascha. Um minuto depois, Karen e Gabi Portilho travaram o terceiro duelo da noite, mas dessa vez quem se deu bem foi a atleta Alvinegra. Depois de receber passe açucarado de Victoria Albuquerque, a camisa número 18 deu um toque de classe na pelota, a redonda passou por cima da arqueira verde e azul e morreu dentro do gol, 5 a 0.
Aos 45′, Robinha dominou na meia da lua da grande área, se desvencilhou da marcação e chutou para o gol, a bola acabou saindo pela linha de fundo. Dois minutos depois, Manu arriscou de longe, Natascha encaixou a pelota com tranquilidade e impediu o primeiro tento das visitantes. Aos 49′, o árbitro Flávio Roberto deu números finais a partida no Parque São Jorge.
O que vem por aí
O Minas Brasília entra em campo na última rodada da primeira fase, a 15ª do Brasileirão Feminino Série A1, em busca da permanência na elite do futebol feminino nacional. O time do Distrito Federal terá um jogo dificílimo diante do Palmeiras, equipe que ainda está invicta e na vice-liderança do certame. O confronto será na próxima quinta-feira (24/06), às 15 horas no estádio Abadião, em Ceilândia. A única partida entre os dois esquadrões aconteceu no ano passado, no estádio Bezerrão. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
CORINTHIANS 5
Escalação: Natascha; Katiuscia 🟨, Giovanna Campiolo, Pardal e Yasmim (Juliete); Diany (Andressinha), Gabi Zanotti (Ingryd) e Gabi Portilho ⚽; Cacau (Tamires), Victoria Albuquerque ⚽ e Gabi Nunes ⚽⚽⚽ (Bianca Gomes).
Técnico: Rodrigo Iglesias
MINAS BRASÍLIA 0
Escalação: Karen; Dih (Isa), Kaká (Bruna), Jéh e Suzana; Bia (Manu), Karla (Monse) e Robinha; Nenê, Pelé e Luana Spindler (Kati).
Técnico: Davih Rodrigues