Por Lucas Espíndola
Na tarde desta quarta-feira (23), o Minas Brasília recebeu o São José, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. A equipe do DF entrou em campo precisando do resultado positivo, para sair da zona de rebaixamento. Em jogo muito movimentando, o Minas Brasília venceu por 3 a 2, e conquistou os primeiros três pontos após a volta da competição nacional. Com este resultado, o time da capital sai da zona de rebaixamento e agora soma 11 pontos.
Os primeiros 45 minutos foram muito movimentados. Quem desceu para o vestiário no intervalo com a vantagem, foi a equipe do São José que, com gols de Sisi e Ariel, saiu vencendo por 2 a 1. No segundo tempo o Minas Brasília foi dominante por boa parte do tempo. A pressão intensa fez com que a equipe conquistasse a virada no placar, e consequentemente a vitória.
Primeiro tempo movimentado
Mesmo jogando fora de casa, o São José começou melhor no jogo, com mais posse de bola e buscando mais o ataque. Não muito diferente do que o imaginado, a primeira chance perigosa foi a favor do time visitante. Aos 4′, após cobrança de falta, Fernanda Typa cabeceou com classe para o gol, a bola passou ao lado direito do gol de Thaís. O time de São Paulo dominava no início de partida no estádio Bezerrão.
Aos 8 minutos, a rede balançou. Após belo lançamento vindo da defesa, Mylena Carioca recebeu e invadiu a área pelo lado esquerdo do campo de ataque, a camisa 16 rolou a pelota para Sisi, sem marcação, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede, 1 a 0 São José. Aos 12′, o Minas Brasília teve o primeiro lance de perigo a seu favor. Jéssica recebeu sozinha dentro da área e chutou para o gol, mas a goleira Zany defendeu.
Quatro minutos depois, o Minas Brasília conseguiu empatar a partida. Robinha chutou de fora da área, a bola foi entrando de mansinho no canto esquerdo da meta adversária, 1 a 1. Aos 20′, mais uma chegada de perigo do São José. A atacante Sisi entrou na grande área, bem marcada, resolveu chutar para o gol, mas a goleira Thaís encaixou a pelota. Depois do gol de empate, o time visitante diminuiu a pressão imposta nos minutos iniciais de partida.
Após a parada para hidratação, o jogo ficou truncado no meio de campo, com pouca criação de jogadas ofensivas das duas equipes. Aos 42 minutos, o São José fez o seu segundo gol na partida. Depois de um belo lançamento, Thaís saiu mal e a bola passou por cima da arqueira, Ariel só teve o trabalho de mandar para o gol, 2 a 1. O árbitro deu cinco minutos de acréscimo e encerrou a primeira etapa aos 50 minutos.
Domínio das Minas
Com menos de um minuto do segundo tempo, o Minas Brasília assustou a equipe adversária. Novinha chutou da intermediária, a bola foi no canto esquerdo de Zany, mas a arqueira conseguiu fazer a defesa. Aos 5′, após cobrança de escanteio, a bola sobrou no pé de Jéssica, a camisa seis chutou para o gol, mas a zagueira Bruna tirou com a mão, pênalti para o time do Distrito Federal e, de quebra, a marcadora do São José levou cartão vermelho.
Na cobrança, Katrine deslocou muito bem a goleira Zany; bola de um lado, arqueira do outro, 2 a 2. Buscando a virada, o técnico Rodrigo Campos colocou mais uma atacante, a fim de deixar o time mais ofensivo e conseguir marcar o terceiro gol. Aos 20′, Natália recebeu no lado direito do campo de ataque e arriscou para o gol, a pelota passou raspando o ângulo da meta adversária, outra boa oportunidade para a equipe da casa.
Aos 28′, a virada veio. A zagueira Kaká ficou com a bola após cruzamento na área, a camisa número três ajeitou o corpo e bateu colocado, sem chances para a goleira Zany, 3 a 2. Aos 33′, quase o São José empatou a partida. Ariel cabeceou sozinha dentro da pequena área, a goleira Thaís fez defesa monumental, jogando a
bola pela linha de fundo.
O São José partiu para o ataque, em busca do empate. Com essa debandada ao campo defensivo, o time de São Paulo deixava muito espaço no contra-ataque. Aos 44′, Katrine chutou de longe, a goleira Zany fez boa defesa. Quatro minutos mais tarde, outra finalização de longe assustou a arqueira do São José, mas a goleira conseguiu fazer a defesa.
O que vem por aí
Na rodada seguinte, o Minas Brasília viaja até o estado de Santa Catarina para enfrentar o Avaí Kindermann, no estádio do Caçador. A partida está marcada para acontecer no próximo domingo, dia 27, às 15 horas. Já o São José receberá nos seus domínios a equipe do São Paulo. O jogo entre as duas equipes paulistas irá acontecer no estádio Martins Pereira, no interior de São Paulo.
Minas Brasília 3
Escalação: Thaís; Laine, Andiara, Kaká, Jéssica; Robinha, Bárbara, Novinha (Hulk), Pelé, Katrine; Isa.
Técnico: Rodrigo Campos
São José 2
Escalação: Zany; Juju, Bruna, Rafa Soares, Mari; Rafa M., Thaynara, Ariel, Sisi (Jiselle); Fernanda Tipa e Mylena Carioca.
Técnico: Adilson Galdino