Por Lucas Espíndola
O Minas Brasília continua com um início de ano bastante movimentado. A equipe verde e azul segue anunciando os seus reforços e renovações para a atual temporada. No último final de semana, o clube tricampeão do Distrito Federal e campeão brasileiro divulgou três atletas que irão compor o elenco. Além dessas jogadoras, na tarde desta segunda-feira (10/01) “As Minas” anunciaram a chegada de mais uma esportista.
Juventude em campo
Lateral e volante de 22 anos, Laura chega ao Minas Brasília após passagem pelo Botafogo. A atleta estava há duas temporadas na equipe alvinegra. No clube carioca, a jovem foi campeã estadual em 2020. Na temporada passada, Laura teve mais oportunidades no elenco da Estrela Solitária, inclusive marcando um gol e dando duas assistências. A última partida da jovem foi diante do Fluminense, em novembro de 2021.
Outro título da jogadora na carreira é do Campeonato Mineiro, com o América, em 2018. Não será a primeira vez que Laura vestirá a camisa de um clube do Distrito Federal. Em 2019, a atleta teve uma breve passagem pelo Cresspom, mas não foi muito bem aproveitada na época. Em seu currículo, a lateral também atuou pela Ferroviária, onde começou a sua carreira, além da Portuguesa.
Reforço vindo de Minas Gerais desembarca no DF
Ray Pires, defensora de 25 anos, é outra aposta do Minas. Natural do interior de Minas Gerais, Rayane atuou por equipes tradicionais do futebol feminino em seu estado de origem. A jogadora estava no América Mineiro, onde disputou o Campeonato Brasileiro Série A2. Outro clube da terra do pão de queijo que a atleta jogou foi pelo Atlético Mineiro, em 2019 e uma parte do ano seguinte.
Em 2020, a zagueira estava no elenco do Botafogo juntamente com Laura, sendo campeã carioca com o Alvinegro. Outra conquista de Ray Pires foi a Copa BH de Futebol Feminino, com “As Vingadoras”, o Atlético-MG. No início de sua carreira, a defensora ficou três temporadas no Taubaté, de 2016 até 2018.
Artilheira anda 1km e troca de clube
Os clubes Minas Tênis Clube e Cresspom estão separados por cerca de um quilômetro. Esses locais são onde treinam as equipes do Minas Brasília e as Tigresas do Cerrado, respectivamente. Katyelle, apelidada como Katygol, estava no clube amarelo e preto, sendo artilheira da equipe na temporada passada. Mas, agora, a goleadora está de casa nova, não muito longe do antigo ambiente.
A jogadora é a nova atacante da equipe verde e azul. Ela atuou na temporada passada na Série A2 do Brasileirão, subindo com o Cresspom para a primeira divisão, e também o Candangão Feminino. Katyelle já atuou pelo Ceilândia, outra equipe da capital federal. A dianteira defendeu também equipes como Paraíso, Gurupi e Goiás. Um caso curioso, é que Katygol começou a sua carreira no sistema defensivo, mas não se adaptou.
Em conversa com a reportagem do Distrito do Esporte após o Candangão Feminino 2021, Katyelle comentou sobre quando atuou como lateral. “Comecei como lateral direita, mas não me encaixei. Daí tentei o ataque porque eu já fazia muitos gols e me dei bem, até hoje sou atacante”, disse a atleta. Na época, a atacante também disse que o futuro no Cresspom era incerto, que tinha propostas de outros clubes.
Meia deixa tricolor gaúcho e desembarca na capital federal
A última atleta anunciada pelo Minas Brasília foi Jéssica Alves. A jogadora de 28 anos estava no Grêmio, onde defendia o clube gaúcho desde 2018. Pelo tricolor, a meia foi campeã do campeonato estadual. A atleta ficou um longo período longe dos gramados. Foram nove meses desfalcando o Grêmio, por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior.