Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado (28/1) às 16h30, na Arena BRB Mané Garrincha, o troféu da Supercopa do Brasil 2023. Além da taça, os campeões do Brasileirão e Copa do Brasil de 2022 terão outra motivação: a premiação milionária. O valor destinado ao campeão e ao vice é mais que o dobro das últimas três edições. O aumento em milhões foi possível graças a participação financeira da Conmebol.
Em 2020, após um hiato de 27 anos, a Supercopa do Brasil retornou ao calendário brasileiro com a final entre Flamengo, campeão brasileiro de 2019, e Athlético-PR, vencedor da Copa do Brasil de 2019. O clube carioca se sagrou detentor do troféu e desembolsou 5 milhões de reais à época. Já a equipe paranaense levou pouco menos da metade deste valor, 2 milhões de reais. Em 2021 (Flamengo campeão e Palmeiras vice) e 2022 (Atlético-MG campeão e Flamengo vice), a quantia foi mantida.
A quarta realização da Supercopa do Brasil após a pausa de duas décadas terá mais que o dobro do valor destinado aos clubes finalistas. O campeão receberá 10 milhões de reais, duas vezes mais que 2022, e o vice-campeão desembolsa 5 milhões de reais, mais que o dobro da última edição e mesmo valor do campeão do último triênio. O aumento da premiação se deve como parte de fundo da Conmebol, que premia as entidades filiadas, e designou 1 milhão de dólares (5 milhões de reais) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Veja mais
- Decisão da Supercopa do Brasil terá plano especial de segurança
- Supercopa mental: psicanalista explora a relação entre treinador e elenco
- Bote da Sucuri: Paranoá vence o Santa Maria no Serra do Lago
Flamengo em busca do tri e Palmeiras do inédito título
Participante em todas as edições desde a volta da Supercopa do Brasil em 2020, o Flamengo sonha com o tri do torneio. O clube carioca venceu em 2020 (final contra o Athlético-PR) e em 2021. No ano passado, o rubro-negro foi derrotado pelo Atlético-MG. Do outro lado, o Palmeiras disputa pela segunda vez a competição e busca a primeira taça do torneio. Na primeira oportunidade, em 2021, foi derrotado pelo Flamengo. As duas primeiras realizações contaram com Grêmio (1990) e Corinthians (1991) como campeões.