Por Lucas Bolzan
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, está quase pronto para ser o principal palco da Copa América 2021. O torneio tem início marcado para o próximo domingo (13/6), quando Brasil e Venezuela fazem a abertura no palco da capital federal. De olho na partida e nos outros sete compromissos marcados, a arena está “se vestindo” com a identidade visual do torneio continental.
Em ritmo constante, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) está realizando os últimos ajustes para deixar o Mané Garrincha com a cara do torneio. Na arena externa – gramado e arquibancadas – a preparação está praticamente concluída. O estádio recebeu um envelopamento com as cores da Copa América. Nas cadeiras centrais, foram colocadas grandes lonas com as marcas da competição.
Na manhã desta sexta-feira (11/6), no momento em que a reportagem do Distrito do Esporte teve acesso ao Mané Garrincha -, funcionários da Conmebol realizavam ajustes no gramado do estádio para deixá-lo pronto para a Copa América. Essa, inclusive, é uma das maiores exigências. Em 2020, a arena chegou a perder uma partida das Eliminatórias por problemas no piso. Na ocasião, a CBF transferiu o jogo para o Morumbi.
Apesar de não estar em destaque no raio de visão do público durante as transmissões dos jogos, a parte interna do Mané Garrincha – vestiário e zonas de convivência – também estão recebendo cuidados das entidades. Os locais onde os jogadores irão se preparar para as partidas também estão sendo envelopados para ficar com a cara da Copa América. Funcionários também estão no local para deixar tudo pronto.
Em 2021, o principal estádio da capital federal foi palco de 11 partidas, duas no âmbito da Conmebol. Em 13 e 14 de abril, o Mané Garrincha abrigou uma partida da Libertadores e a final da Recopa Sul-Americana. Dias antes, o palco tinha sediado a decisão da Supercopa do Brasil. O último uso da arena foi em 15 de maio, na definição do título do Campeonato Candango entre Brasiliense e Ceilândia.
Na Copa América, o Estádio Nacional Mané Garrincha será palco de oito partidas. Cinco delas são na primeira fase. Além da estreia do Brasil, estão marcados os jogos entre Argertina x Uruguai; Argentina x Paraguai; Chile x Paraguai; e Venezuela x Peru. No mata-mata, a capital federal sediará mais três confrontos: um das quartas de final, uma semifinal e a decisão do terceiro lugar.
Agenda do Mané Garrincha na Copa América
13 de junho
18h – Brasil x Venezuela
18 de junho
21h – Argentina x Uruguai
21 de junho
21h – Argentina x Paraguai
24 de junho
21h – Chile x Paraguai
27 de junho
18h – Venezuela x Peru
3 de julho
19h – Quartas de final
6 de julho
22h – Semifinal
9 de julho
21h – Disputa de terceiro lugar