Por Lucas Espíndola
No mundo do futebol, nem todos conseguem o sonho de jogar profissionalmente. E um objetivo corriqueiro é de jogar na Europa, grande centro do mundo. Para muitos, o desejo não se concretiza. Porém, um jovem jogador do Distrito Federal de apenas 22 anos conseguiu realizar essa conquista. Lucas Linhares vestirá a camisa do Légia Varsóvia, tradicional clube polonês, que disputará as eliminatórias da UEFA Europa League.
Luquinhas, como é conhecido, nasceu em Samambaia Norte e começou a carreira cedo. O ponta esquerda teve como experiência os juniores do Capital como seu primeiro clube e com apenas 18 anos já teve a oportunidade de ir para Portugal. Chegando em território português, Lucas conseguiu integrar o União Desportiva Vilafranquense, equipe sexagenária que disputa o Campeonato de Portugal, equivalente à Série C do Campeonato Brasileiro.
Vendo o jovem atacante brasileiro se destacando, o Benfica não perdeu tempo e resolveu dar uma oportunidade para Luquinhas em seu time B. Pouco tempo depois, ele voltou para o Vilafranquense através de empréstimo. Após a sua segunda passagem pelos “Unionistas”, o atleta foi contratado pelo Clube Desportivo das Aves, time que joga a Primeira Liga, a divisão de elite do futebol português.
Em seu novo clube, o jogador foi eleito o melhor em campo por três vezes, atuando apenas da metade até a reta final da Primeira Liga, terminando em 14º lugar na competição. Mesmo sendo utilizado unicamente no segundo semestre do campeonato, o Légia Varsóvia, equipe vice-campeão polonesa em 2018-2019, gostou do que viu no atacante brasiliense e fechou contrato com Luquinhas nesta semana.
Chance de jogar a Liga Europa
O novo clube de Luquinhas ficou em segundo lugar no campeonato polônes e ganhou o direito de disputar a primeira pré-eliminatória da Liga Europa. Agora, o promissor atacante terá a chance de jogar o segundo maior torneio de clubes da Europa. O Légia Varsóvia enfrentará o Europa Football Cub, time de Gibraltar, em dois jogos. O primeiro será em 11 de julho no Victoria Stadium, em Gilbratar. A partida de volta ocorrerá uma semana depois, 18 de julho, no estádio Wojska Polskiego, em Varsóvia, na Polônia.