Por Victor Parrini
A temporada de 2020 está sendo, literalmente, de portas escancaradas no Brasiliense. Um dos times locais com calendário extenso durante o ano (ao lado do Gama representa o Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro), o Jacaré vem se destacando dentro das quatro linhas e também no mercado da bola. O intenso vai e vem amarelo fez com que o time tivesse 54 atletas sob contrato desde que se reapresentou, em novembro de 2019.
No início da preparação, o elenco, comandado à época por Mauro Fernandes, contava com 33 atletas e passou por algumas reformulações desde o início do Campeonato Candango. Para se ter ideia, 19 dos nomes que começaram a temporada não vestem mais amarelo. Neste período, outros nomes, como o meio-campista Douglas, acabaram chegando e saindo em um curto espaço de tempo.
Boa parte dessas alterações foi provocada por duas trocas de técnico. Além de Mauro, o Jacaré também foi comandado por Márcio Fernandes e, atualmente, Edson Souza ocupa o cargo. Ao chegarem no Brasiliense, os treinadores também solicitaram contratações e dispensas que contribuíram nas mudanças do elenco. Hoje, na Série D, a equipe do DF conta com pouco mais da metade dos contratados: 28 atletas, segundo o site oficial.
Brasiliense teve mudanças do 1 ao 11
No vai e vem, o Brasiliense trouxe e dispensou do 1 ao 11. O setor com mais baixas foi o ataque. De todos os 14 contratados, sete já deixaram o clube: Wallace, Lorran, Vítor Mariano, Neto Baiano, Renatinho, Edno e Júlio Magalhães. Com isso, apenas seis jogadores da posição ainda permanecem no elenco: Romarinho, Maicon Assis, Luquinhas, Mariano, Jefferson Maranhão e o artilheiro Zé Love.
Outra posição bastante afetada com as saídas foi a lateral direita. Ao todo, dos seis laterais contratados, cinco deixaram o clube: Guilherme, Carlinhos, Alex Murici e Railan. Atualmente, a equipe amarela conta com apenas um jogador de origem para a posição: Diogo Augusto, que chegou ao Brasiliense em setembro, em meio a disputa da Série D do Brasileiro. O volante Sandy chegou a ser utilizado na função.
Na lateral esquerda, a equipe contratou cinco jogadores, sendo que três já deixaram o clube: Fernandinho, China, Charles e Gleissinho. Hoje, apenas dois ainda jogam pelo time: os récem-chegados Carlos e Peu. Para a zaga, o Jacaré trouxe oito defensores, sendo que cinco continuam jogando: Preto Costa, Keynan, Naylhor, Badhuga e o recém-chegado Breno Calixto, anunciado na última quinta-feira (29/10).
Douglas e Elisson ficaram pouco tempo
Para defender sua meta, o Brasiliense trouxe quatro goleiros para esta temporada. Apenas Elisson deixou a equipe sem atuar. O time tem ainda Edmar Sucuri, Fernandes e experiente Fernando Henrique. Agora, falando de volantes, dos oitos jogadores da posição, apenas dois deixaram o clube: Romário e Fernando Pires. Portanto, o Jacaré ainda conta com Radamés, Bruno Lima, Romário Costa, Aldo, Sandy e David Manteiga.
No setor mais ofensivo do meio de campo, a equipe de Taguatinga já teve oitos jogadores contratados durante a temporada. Quatro deles, porém, já deram adeus ao clube: Júlio, Alex, Esquerdinha e o experiente Douglas, ex-Corinthians e Grêmio que se aposentou poucos dias depois de sair do Brasiliense. Hoje, na criação de jogadas, a equipe conta com Peninha, Coquinho, Fabinho e Marcos Aurélio.
Os remanescentes, agora, seguem firme na missão de recolocar o Jacaré na Série C do futebol brasileiro. Bem das pernas na quarta divisão, o Brasiliense ocupa a vice-liderança do grupo A6. Vindo de uma sequência de seis vitórias seguidas, o time amarelo está virtualmente classificado para a próxima fase da competição nacional, a primeira disputada no sistema de mata-mata.
Jogadores contratados pelo Brasiliense em 2020
Goleiros: Edmar Sucuri, Fernandes, Elisson e Fernando Henrique;
Laterais direito: Guilherme, Carlinhos, Alex Murici, Diogo e Railan;
Zagueiros: Bruno Oliveira, Rodrigo, Thomás, Preto Costa, Keynan, Naylhor, Badhuga, Rafael Donato e Breno Calixto;
Laterais esquerdo: China, Charles, Gleissinho, Fernandinho, Carlos e Peu;
Volantes: Radamés, Bruno Lima, Romário, Aldo, Romário Costa, Sandy, Fernando Pires e David Manteiga;
Meias: Peninha, Coquinho, Fabinho, Júlio, Alex, Marcos Aurélio, Esquerdinha e Douglas;
Atacantes: Romarinho, Maicon Assis, Luquinhas, Mariano, Jefferson Maranhão, Wallace, Lorran, Zé Love, Manoel, Vítor Mariano, Neto Baiano, Renatinho, Edno, Julio Magalhães;
Técnicos: Márcio Fernandes, Mauro Fernandes e Edson Souza.
Atletas em negrito já deixaram o time.