25.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Lista dos goleadores do Brasil em 2020 conta com três jogadores do DF

Michel Platini (13 gols) e Nunes (20 gols), jogadores do Gama, e Zé Love (21 gols), atacante do Brasiliense, são os representantes do Distrito Federal na lista

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Faltando dois dias para o fim de 2020, a temporada do futebol masculino no Distrito Federal não terminou com o objetivo traçado inicialmente, o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Brasiliense e Gama, representantes da capital federal, foram eliminados na fase eliminatória, mas três atletas dos clubes tem o que comemorar. Michel Platini e Nunes, atacantes do Gama, e Zé Love, centroavante do Brasiliense, finalizaram o ano compondo a lista dos maiores goleadores do Brasil.

A lista com 48 nomes, divulgada pelo site Goal, reúne os tentos anotados pelos jogadores que atuaram no Brasil durante o ano de 2020. Para a contagem, os campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais foram contabilizados. Os clubes do Distrito Federal jogaram o Campeonato Candango, a Copa do Brasil e a Série D. A Copa Verde de 2020 terá seu início apenas em 20 de janeiro de 2021, sendo finalizada pouco mais de um mês depois.

- Continua após a publicidade -

Michel Platini: o 12º jogador gamense

O primeiro atleta a aparecer na lista, na 40ª posição, é o atacante Michel Platini com 13 gols marcados. Junto do experiente centroavante de 37 anos aparecem Neto Pessoa (Ypiranga-RS), Rafael Sóbis (Ceará-CE e Cruzeiro-MG), Jailson (ABC-RN) e Rubens (Tombense-MG). Com 23 jogos na temporada, Platini começou 17 no banco e em apenas seis foi titular. Com os tentos marcados, Platini manteve uma boa média de 0,57 gol por partida.

O primeiro gol – e o segundo – na temporada foi contra seu ex-clube, o Ceilândia, em jogo válido pela quarta rodada do Candangão. No distrital ainda balançou as redes contra Unaí, Capital (duas vezes), Real Brasília e Formosa, totalizando sete tentos na competição. Pela Copa do Brasil, marcou apenas uma vez. Já na Série D, última certame que disputou, o centroavante fez cinco gols e Palmas-AM (duas vezes), Atlético-BA e Goianésia-GO (duas vezes) foram os sistemas defensivos furados.

Nunes: o experiente artilheiro

Abrindo o Top-10 de artilheiros do Brasil aparece Nunes. O centroavante de 38 anos divide a posição com Gabi (Flamengo-RJ) e Nenê (Fluminense-RJ). Durante a temporada, o atacante do alviverde candango foi um dos nomes mais importantes para a conquista do bicampeonato candango. O goleador anotou 20 tentos, sendo 13 deles somente no Candangão, terminando como artilheiro da competição. O atleta precisou de 28 partidas para chegar ao número de gols, obtendo uma média de 0,71 gol por partida.

Nunes marcou pela primeira vez no ano ainda em janeiro, contra o Taguatinga, pela rodada inicial do Candangão. O atacante balançou as redes mais 12 vezes tendo Sobradinho (três vezes), Ceilandense, Unaí, Paranoá, Luziânia (duas vezes em um jogo), Formosa (duas vezes) e Brasiliense (duas vezes) como adversários. Também anotou uma vez contra o Brasil-RS pela Copa do Brasil. E por último a Série D do Brasileirão, onde marcou por seis vezes. Foram um gol contra Caldense-MG e Villa Nova-MG, e dois gols contra Tupynambás-MG e Palmas-AM.

Zé Love: a artilharia do amor

Fechando o trio goleador do Distrito Federal, Zé Love ocupa a sétima posição na lista. O atacante do Brasiliense não só tem o maior número de gols dos representantes da capital como a maior média entre eles: 0,75 gol por partida. Pela Copa do Brasil, o artilheiro não conseguiu balançar a rede adversária, mas marcou 12 vezes atuando na Série D do Brasileirão e mais nove vezes pelo Candangão. O centroavante do Jacaré divide a lista com Germán Cano (Vasco-RJ) e Pedro (Flamengo-RJ), ambos com 21 gols.

Zé Love marcou uma vez contra o Taguatinga, duas vezes contra o Luziânia, três vezes frente ao Real Brasília (em três jogos, um gol a cada partida) e um hat-trick contra o Paranoá no Candangão. Na Série D, 12 gols em 14 partidas. Dentre os times que sofreram gols estão Palmas-AM (três vezes em dois jogos), Real Noroeste (dois gols em um jogo), Villa Nova-MG (dois gols em dois jogos), Tupynambás-MG, Gama e Caldense. Apesar do Brasiliense já ter sido eliminado da quarta divisão nacional, Zé Love continua como artilheiro do certame.

Lista pode ser alterada

Nunes e Zé Love ainda podem perder suas posições no Top-10. Isso deve-se ao fato de Luciano, atacante do São Paulo, somar 18 gols no ano e poder aumentar esse número na partida da próxima quarta-feira (30/12) contra o Grêmio-RS, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Correndo por fora, William, meia-atacante do Palmeiras-SP, com 16 gols, também estará em campo pela competição nacional, mas contra o América-MG.

Abaixo dos atacantes de Gama e Brasiliense, mas podendo melhorar ainda mais suas posições na relação, têm os seguintes atletas: Raphael Veiga (Palmeiras-SP) com 15 gols, Thiago Orobó (Ponte Preta-SP) com 15 gols e que jogará também na próxima quarta-feira (30/12), mas pela rodada da Série B do Brasileirão, Rodolfo (América-MG) com 14 gols e Pepê (Grêmio-RS) também com 14 gols anotados.

E outros dois jogadores buscam a primeira posição do artilheiro do ano, hoje sendo ocupada por Caio Dantas, jogador do Sampaio Corrêa-MA, com 24 gols. Os dois atletas se enfrentarão na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Diego Souza (Grêmio-RS), e Brenner (São Paulo-SP), com 22 gols cada, precisam marcas três gols para se isolar na lista, dois para empatar com Caio Dantas e um gol para empatar com Paulo Sérgio, atacante do CSA-AL.

Artilheiros do Brasil em 2020*

1º lugar- Caio Dantas (Sampaio Corrêa-MA) – 24 gols
2º lugar – Paulo Sérgio (CSA-AL) – 23 gols
3º lugar – Brenner (São Paulo-SP) – 22 gols
4º lugar – Diego Souza (Grêmio-RS) – 22 gols
5º lugar – Marinho (Santos-SP) – 22 gols
6º lugar – Thiago Galhardo (Internacional-RS) – 22 gols
7º lugar – Zé Love (Brasiliense) – 21 gols
8º lugar – Germán Cano (Vasco-RJ) – 21 gols
9º lugar – Pedro (Flamengo-RJ) – 21 gols
10º lugar – Nunes (Gama) – 20 gols
40º lugar – Michel Platini (Gama) – 13 gols

Obs.: para ver a lista completa, clique aqui.
*O critério de posição na lista não foi divulgado pelo site Goal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P