Por Lucas Espíndola e Bruno Henrique de Moura
O Legião, equipe multicampeã nos campeonatos de base do Distrito Federal, divulgou um projeto que almeja coroar ainda mais os atletas da equipe laranja. O clube está atualmente nas finais da Copa Novos Talentos Sub-17 e 20, além da segunda colocação do Grupo A do Campeonato Candango Sub-20, o Candanguinho, que garante uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O planejamento engloba jogadores para suprir outros categorias da base.
O projeto está sendo feito em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A Academia & Futebol – Legião/UnB é um projeto de extensão que visa formar não somente atletas, mas também cidadãos éticos e íntegros para a sociedade. As categorias que estão inseridas no programa são equipes do Sub-11, 13 e 15, envolvendo meninos nascidos entre 2007 e 2011. O treinamento é sem custo algum para o interessado e conta com um número limitado de vagas para treinamentos de futebol de campo.
Conforme citado anteriormente, o projeto é uma parceria com a principal universidade pública do Centro-Oeste. Com isto, os treinamentos ocorrerão no Centro Olímpico da Universidade de Brasília, no período matutino. Os treinos ocorrem às segundas, quartas e sextas. Dependendo da evolução e desempenho do atleta, o jogador poderá ser promovido para as equipes de alto rendimento do Legião, podendo futuramente ganhar uma oportunidade na equipe principal.
Os interessados devem clicar neste link para se inscrever no projeto Academia & Futebol – Legião e UnB. Os jogadores devem preencher um formulário com o nome completo, e-mail, número de celular, data de nascimento, altura, peso, pé dominante, cidade onde reside e posição que deseja atuar.
Iniciativa causa polêmica dentro da Universidade
Enquanto uns comemoram a parceria, outros acreditam que a forma como foi feita privilegia os interesses do Legião e atrapalham os alunos da própria Universidade. Integrantes da UnB ouvidos pela reportagem questionaram a extensão do projeto, que não engloba o corpo discente da universidade. Para eles, o projeto – parceria entre um professor da casa e o clube – deveria ampliar o contato com os alunos do curso de Educação Física.
O que também vem gerando celeuma são os usos dos campos de futebol da Universidade. Os atletas de base do Legião estariam ocupando quase todos os horários dos campos e prejudicando aulas práticas do curso de educação física e, até mesmo, o Desportivo UnB, time de futebol de campo da Universidade. Restaria apenas um horário, às quintas-feiras, para o time da UnB treinar.
Além disso, o Legião não teria feito, sequer, a marcação dos campos da UnB e, ainda, não promoveu nenhuma melhoria nos locais que passou a usar, gratuitamente, da Universidade. Pessoas vinculadas à Faculdade de Educação Física reclamam da falta de retorno para a UnB com o projeto.
O que vem por aí
O Legião tem duas decisões nesta quarta-feira (1/6). Pela grande final da Copa Novos Talentos, o Leão entrará em campo nas categorias Sub-17 e 20. Os dois confrontos serão diante do Luziânia, ambos no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê. O Sub-20 terá início às 14 horas, enquanto a outra decisão será às 15h40. Pelo Candanguinho, a equipe laranja volto a campo no próximo sábado (4/6), ainda sem horário definido pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).