O Real Brasília é o dono da taça do Campeonato Candango Sub-20 de 2021. Na tarde desta sexta-feira (3/9), o time aurianil confirmou a conquista do título sobre o Taguatinga na grande final da competição de base. No estádio Defelê, o Leão do Planalto empatou com a Águia, por 1 a 1 e subiu ao topo do pódio graças à vantagem conquistada nos primeiros 90 minutos da decisão do torneio, quando venceu por 1 a 0.
Este foi o segundo título conquistado pelo Real Brasília no torneio. O primeiro foi na temporada de 2017. O primeiro tempo do jogo no Defelê acabou sem muita emoção e com poucas chances concretas de gol. Nos últimos 45 minutos da decisão do Candanguinho, cada uma das equipes conseguiu marcar uma vez. O resultado elevou o Leão do Planalto à glória máxima do torneio.
Primeiro tempo zerado
Com a derrota no primeiro jogo, o Taguatinga entrou em campo com a obrigação de, ao menos, devolver o resultado do revés no primeiro jogo, disputado no estádio Abadião, em Ceilândia. Nesse panorama, o TEC criou a primeira chance real aos seis minutos de bola rolando. Brayan cruzou e por pouco não venceu colocou a bola na rede do goleiro Márcio. O Real Brasília respondeu aos 17, com chute de Índio.
O jogo ficou truncado e o Leão do Planalto voltou a ameaçar somente aos 33, mas Guilherme Alves finalizou por cima do gol. Sem efetividade ofensiva, o Taguatinga voltou a sentir a necessidade de atacar e criou algum perigo na reta final do primeiro tempo. De cabeça, Lyncom quase marcou. Porém, com o forte calor na Vila Planalto, nenhuma das equipes conseguiu fazer a rede balançar.
Real garante taça
O Taguatinga voltou para a etapa final com o mesmo ímpeto e assustou em chute de Matheus. Porém, poucos minutos depois, o Real Brasília aumentou a vantagem em busca da taça. Índio fez cruzamento na medida e Vinícius completou para as redes e abriu o placar. Com o gol, o Leão do Planalto ampliou para dois a vantagem sobre a Águia, que precisou subir ainda mais a ladeira em busca do título.
Após se desvencilhar da marcação, Fernandinho criou boa chance, mas acabou finalizando sem força. Na reta final, o Real Brasília chegou a balançar novamente as redes, mas a arbitragem flagrou impedimento de Eric, que havia completado cruzamento. No fim, o Taguatinga foi com tudo para o ataque e conseguiu o empate com Lucas, em finalização da entrada da área, mas não havia mais tempo para reagir.
Ver essa foto no Instagram
Copa do Brasil Sub-20
Além de mais um troféu para a galeria de taças, a conquista do título do Candanguinho deu ao Real Brasília o direito de representar o futebol do Distrito Federal em uma nova competição de nível nacional. O Leão do Planalto garantiu vaga para jogar a Copa do Brasil Sub-20 de 2022. Além disso, o clube também jogará a Copa São Paulo de Futebol Júnior da próxima temporada. Por ser finalista, o Taguatinga também está confirmado no torneio.
REAL BRASÍLIA 1
Márcio; Ítalo, Eric, Douglas 🟨 e Felipe; Júlio, Fernandinho (Arthur Lisboa), Bruninho e Índio (Mateus); Vinícius ⚽🟨 e Guilherme 🟨 (Luan). Técnico: Gerson Ramos
TAGUATINGA 1
Heitor; Aclécio (Lucas ⚽), Henrique, Lyncom e Gledson 🟨; Ricardo (Wesley 🟨🟥), Brayan, Matheus e Luiz Felipe; Gabriel e Luiz Gustavo (João Vitor). Técnico: Luiz Henrique