Medalhista olímpica em Pequim, em 2008, a ceilandense Ketleyn Quadros segue representando o Brasil no cenário mundial. A judoca foi convocada para disputar o Pan-Americano de Judô, que acontece no próximo final de semana, entre 15 e 17 de abril, em Lima, no Peru.
Além das seleções do continente americano, representantes da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia integrarão a competição, fator determinante para subir o nível de competitividade. Ao todo serão distribuídos 700 pontos no ranking, pontuação que pode favorecer a atleta para atuar em mais competições ao nível internacional.
Nascida na capital federal, a judoca representa a SOGIPA, de Porto Alegre, e chegou na última terça-feira (12/4) ao Peru. Ketleyn conversou com o Distrito do Esporte em relação às expectativas para a disputa do torneio e se demonstrou bastante empolgada em representar a nação em âmbito mundial novamente.
“Estou muito feliz pela convocação para o Pan-Americano, é uma competição super importante, pensando ao nível mundial. Dá-te a possibilidade de somar um sexto ponto no ranking mundial, assim como o Torneio Master e será uma competição muito dura. Pensando nas cabeças de chave na minha categoria, eu, a canadense, a cubana e a australiana, já podemos prever lutas bem competitivas”, ressaltou Ketleyn.
Quanto à defesa do título, a atleta candanga almeja alcançar o lugar mais alto do pódio novamente. “Lutarei para manter o título. Uma luta de cada vez e, sabendo que o resultado é uma consequência dessas lutas”. Aos 34 anos, a medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim mantém a paixão pelo judô e está preparada para todas as dificuldades possíveis.
“É um prazer imenso representar o Brasil há tantos anos e contribuir para o judô. Penso que tudo isso se deve ao amor pelo que eu faço, amo essa modalidade, uma lição de vida para mim, responsável por me trazer tantas oportunidades. O formato da competição, o horário, a alimentação, tudo diferirá, contudo, estou preparada para qualquer adversidade para trazer esse resultado para gente.”
Ketleyn Quadros disputará na categoria 63 kg e é uma das principais esperanças de triunfo por parte da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A judoca espera repetir o feito conquistado em 2021, em Guadalajara, no México, quando foi campeã e garantiu um lugar nas Olímpiadas de Tóquio. A competição acontece neste final de semana, nos dias 15, 16 e 17 de Abril.