A Arena BRB Mané Garrincha foi palco do duelo entre Juventude x Atlético Mineiro na noite desta terça-feira (16/7), em confronto válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Diante de um público de quase dez mil pessoas, o encontro terminou com tudo igual: 1 a 1. Com o resultado, o clube mineiro segue na 10ª colocação e o alviverde em 14º lugar na tabela, temporariamente.
O primeiro tempo foi todo do Atlético Mineiro, visitante da vez. Bem encaixado, o time pressionou bem e não deu liberdade para o adversário. O arremate chegou aos 16′, direto dos pés de Júnior Alonso. Depois, em um vacilo do clube mineiro, Jean Carlos deixou tudo igual no contador já nos minutos finais. Na etapa final, os dois times criaram boas chances de balançar as redes outra vez. Mesmo com as oportunidades, o placar continuou com um gol para cada lado.
Tudo igual no placar
Depois de um início equilibrado, o Atlético Mineiro se impôs e conseguiu dominar em campo. Com a posse de bola, a equipe comandada por Gabriel Milito manteve forte intensidade durante boa parte da primeira etapa e assustou o adversário com as investidas de perigo. Os estreantes Bernard e Alonso foram os destaques do grupo. Inclusive, foi dos pés do camisa 8 que saiu o primeiro tento da noite. Aos 16’, Alonso ficou livre pela esquerda, chutou direto e, contando com o vacilo de Claus, balançou a rede. O grupo continuou melhor em campo, mas falhou na última bola, além de ter dois gols impedidos.
Do outro lado do confronto, o Juventude teve dificuldades de sair com a bola. Totalmente pressionado, o time não conseguiu espaços em campo e mal chegou ao campo adversário. Perto dos 20’, Lucas Barbosa arriscou de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol. Porém, próximo do apito final, o alviverde foi matador e garantiu o empate. Aos 42’, Jean Carlos aproveitou o contra-ataque, ficou com a bola e mandou direto para rede. A pelota ainda beijou a trave antes de entrar e marcar o empate.
Segundo tempo sem gols
O segundo tempo começou com uma dinâmica diferente. Nos primeiros minutos, o Juventude mostrou que a conversa de vestiário foi importante e entrou para a etapa final com outra postura em campo. Porém, mesmo conquistando boas chances de virar o placar, o time falhou na conclusão das jogadas e foi incapaz de marcar o tento. Já o adversário não manteve o ritmo do primeiro tempo, mas continuou superior sobre o alviverde. Depois dos 20′, o Galo voltou a assustar e partiu para cima. Hulk chegou a marcar perto dos 21′ em um belo gol de cobertura, mas o gol foi anulado por falta em lance anterior.
Aos 34′, o Juventude perdeu a chance de garantir a virada. Oyama ficou com a sobra e arriscou, mas o chute saiu por cima do gol. O Atlético respondeu no lance seguinte, com a chegada de Paulinho. O atacante invadiu a área, tentou o cruzamento e a bola foi pela linha de fundo. Depois, Bernard também teve chance, mas finalizou mal demais. Nos últimos minutos, o Atlético Mineiro aumentou o volume de jogo, arriscou mais e quis a virada. Claus não deixou e o jogo terminou no empate.
Juventude 1
Matheus Claus; Gabriel Inocêncio, Rodrigo Sam e Abner 🟨 e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (David) e Jean Carlos 🟨⚽ (Mandaca); Lucas Barbosa (Ewerthon), Erick Farias (Oyama) e Gabriel Taliari (Ronie).
Técnico: Roger Machado
Atlético Mineiro 1
Matheus Mendes; Saravia, Fuchs, Junior Alonso ⚽ e Arana; Octávio, Franco (Vargas), Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk.
Técnico: Gabriel Milito