Por Danilo Queiroz
Depois de 58 dias de paralisação provocada pela pandemia do coronavírus, o Campeonato Candango e as demais competições a serem realizados em território local ganharam o primeiro cenário de previsão de volta. Em nota técnica enviada ao Governo do Distrito Federal (DF) que autoriza a reabertura gradual do comércio, a Justiça Federal sugeriu o retorno dos eventos esportivos em 45 dias.
A proposta, feita em nota técnica da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e que inclui a flexibilização de diversas outras atividades divididas em blocos a cada 15 dias, foi validada pela juíza Kátia Balbino de Carvalho, da 3ª Vara Federal Cívil do DF. O Com isso, todos os eventos esportivos sediados no Distrito Federal, incluindo o Candangão, poderiam retornar entre o final de julho e o início de agosto.
A liberação, porém, não foi bem recebido pelo governador Ibaneis Rocha. Em entrevista ao portal Metrópoles, o chefe do Executivo candango disse que não dá para prever se tudo estará bem daqui 45 dias e que pretender recorrer da decisão. “A juíza não tem competência técnica para tratar deste assunto. Da onde a magistrada tirou que estaremos seguros para voltar com todas as atividades em 45 dias?”, questionou.
A decisão diz que toda e qualquer abertura que venha a ser feita nos próximos dias precisa obedecer uma série de protocolos sanitários estabelecidos para cada serviço. O documento precisa detalhar itens como regras de distanciamento entre todos os presentes nos eventos e a disponibilização de equipamento de proteção individual para quem precisar. No caso do esporte, outras situações devem ser listadas.
SE O FRAMENGO PODERIA.|| IDIOTA
[…] o campeonato distrital masculino está em situação de estudos. Há pouco menos de dez dias, a Justiça Federal chegou a autorizar o retorno em 45 dias, mas o GDF recorre. Com isso, o Candangão está suspenso. Da mesma forma, a Série D – Brasiliense e Gama […]