A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 será disputada apenas em janeiro, mas os representantes do DF já iniciaram as preparações. Retornando das férias depois de conquistar o Campeonato Candango, o elenco sub-20 do Gama se reapresentou na manhã desta segunda-feira, no CT Ninho do Periquito. O plantel formado por 27 atletas contam com remanescentes do título do Candanguinho Sub-20 e contratações pontuais e seguirão comandados pelo treinador Jonathan Chulapa. Com o eminente término do Candanguinho Sub-17, mais atletas da categoria devem integrar o elenco que se prepara para a Copinha 2024.
Do título do Candanguinho Sub-20, apenas três atletas deixaram o clube. Nomes importantes da conquista que foram cedidos à ARUC para ganharem rodagem na Segundinha, agora retornam ao clube após o período no alviceleste. Dentre os emprestados, estavam os goleiros Isaque e Wallace, a dupla de zaga Luan e Carlão, o lateral-direito Thiago Mazega, junto dos meias Toró e Walmir, autor do gol do título candango. Além dos remanescentes, um novato vindo do Time do Samba chega ao Gama pela primeira vez: Jadílson, meia-atacante de 19 anos e um dos destaques do clube na Segunda Divisão do Candangão.
Além do já citado Jadílson, outros quatro reforços integram o elenco gamense. Artilheiro do Ceilândia na Copinha deste ano, o centroavante Charles chega ao alviverde após vestir as camisas do Paranoá e do Canaã em 2023. João Neves, meio-campista de 19 anos, desembarca no Ninho do Periquito depois de atuar pelo Legião durante as últimas edições de Candanguinho e Segunda Divisão do Candangão. O Gama também trouxe reforços de fora do DF e até mesmo do Brasil: vindo de Santa Catarina, após se destacar pela equipe do Concórdia, o volante Kellvin Wilker, de 19 anos, chega para compor o meio de campo da equipe. Natural de Brasília, Matheus Félix vem do Boston City, de Minas Gerais, é o último dos reforços.
Dentre as saídas, três titulares já noticiadas. Os meias Gabriel Planta e Pablo Schimaltz, juntos ao atacante Diego Xavier, assinaram pré-contrato com o rival Brasiliense logo após a conquista do Campeoanto Candango Sub-20. Antes de serem anunciados oficialmente pelos amarelos, os atletas encorparam o elenco do co-irmão Ceilandense, campeão da Segunda Divisão do Candangão, mas não chegaram a atuar pela equipe. Fora da Copinha 2024, o Jacaré cedeu parte do elenco de juniores para o Itapirense-SP, para ganharem rodagem e vitrine na principal competição de base do mundo. Os atletas vindos do Gama estão entre os emprestados à equipe paulista.
Na Copinha, são permitidas apenas 25 credenciamentos, incluindo jogadores, comissão técnica e diretoria. Desta forma, apenas 19 atletas serão selecionados para viajar a São Paulo e disputar a competição pelo Periquito. Atualmente o clube tem 40 atletas da categoria registrados no BID, mas deve enviar a lista final para a FPF até 3 de dezembro, prazo final para entrega dos documentos devidamente preenchidos e assinados. A tradicional competição de base acontecerá entre os dias 2 e 25 de janeiro. Os detalhes da competição ainda não foram divulgados pela Federação Paulista de Futebol.
Confira o elenco do Gamão para a Copinha:
Goleiros: Wallace, Isaque Vitor e Arthur;
Laterais: Thiago Mazega, Eduardo Teles, Jonathan Washington, Douglinhas;
Zagueiros: Luan Felipe, Carlão, Xandy e Tavares;
Volantes: Toró, Matheus Sousa, Adriel e Kellvin Wilker;
Meias: Walmir, Rafinha, João Neves; Pablo Fellype, Gerson Reis;
Atacantes: Isaac Anselmo, Jadilson, Gustavo Dias, Luiz Felipe, Charles, Matheus Félix
Comissão técnica:
Vice-presidente: Altair Sula
Coordenador: Neto Almeida
Treinador: Jonathan Chulapa
Auxiliar-técnico: Giovane Tomé
Preparador Físico: Hemilton José
Fisioterapeuta: Whebert Rodrigues
Preparador de goleiros: Luiz Felipe Barros