Por Danilo Queiroz e Pedro Breganholi
O Brasiliense começará a temporada 2020 com uma punição a pagar. Devido à confusão generalizada no segundo jogo da semifinal do Campeonato Candango de 2019, o Jacaré foi punido em abril pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF) com dois jogos com portões fechados. Como a final diante do rival Gama foi disputada no Estádio Nacional Mané Garrincha, considerado pelo regulamento como campo neutro, o gancho amarelo deverá ser cumprido na atual temporada.
Com isso, o Jacaré não terá a possibilidade de comercializar ingressos e receber torcedores nas partidas diante do Sobradinho (1ª rodada) e diante do Ceilândia (3ª rodada). A tendência é que as duas partidas sejam disputadas no estádio Serejão, em Taguatinga. Procurado pela reportagem do Distrito do Esporte para comentar a situação, o Brasiliense confirmou que não recorreu da punição imposta pelo TJD-DF e deve cumprir a punição no Candangão 2020.
Além disso, o clube amarelo também informou que já efetuou o pagamento das multas impostas pelo TJD pela confusão. A primeira, de R$ 400,00, foi aplicada devido ao atraso de quatro minutos no início da partida. Também envolvido na situação, o Paracatu precisou arcar com o mesmo valor. Já pela utilização de artefatos proibidos nas arquibancadas e pela invasão de torcedores e dirigentes após o apito final, o Jacaré foi penalizado com o pagamento de R$ 6 mil.
Radamés também recebeu gancho
Remanescente no elenco do Brasiliense para a temporada 2020, o volante Radamés tem uma pena ainda maior para cumprir. Por causa do envolvimento na confusão, o jogador amarelo foi punido pelo TJD-DF com cinco partidas de suspensão. As duas primeiras foram cumpridas nas finais do último torneio local diante do Gama, quando o atleta ficou impossibilitado de entrar em campo. Como não haviam mais jogos para se disputar, os três restantes devem ser cumpridos durante o Candangão.
Relembre a confusão
Na semifinal do Campeonato Candango de 2019, o Brasiliense perdeu para o Paracatu o jogo de ida na casa dos mineiros por 1 a 0, resultado que culminou na demissão do técnico Adelson de Almeida. Na partida de volta, que foi realizada no estádio Abadião, em Ceilândia, o Jacaré, já sob o comando de Ricardo Antônio, venceu por 3 a 2, eliminando a Águia da competição local e avançado para a decisão contra o Gama, onde acabou com o vice-campeonato.
Na comemoração, os torcedores do Brasiliense invadiram o gramado em um gesto tradicional de várias torcidas pelo mundo, mas não passou impune à súmula e ao tribunal. Punido com dois jogos, o time não recorreu da decisão e deve jogar suas duas primeiras partidas em casa sem a presença da torcida. Os torcedores apenas poderão acompanhar o clube em casa a partir da quinta rodada no clássico contra o Gama, marcado previamente para o dia 16/02, no estádio Serejão, em Taguatinga.