O maior NBB de todos os tempos vai se aproximando e as esquipes vão rascunhando os elencos para a competição. Mesmo em má fase nas últimas edições, o Brasília Basquete contou com jogadores renomados e que reforçarão equipes de tradição nessa edição de Novo Basquete Brasil. O ala Gustavo Basílio, camisa 10 da equipe candanga durante as temporadas 21/22 e 22/23, é um dos reforços de peso do Vasco da Gama. O cruzmaltino retorna ao torneio após quatro anos com o basquete inativo.
Mesmo com a campanha desastrosa do BRB Brasília Basquete na edição 21/22, Basílio foi um dos destaques do elenco que ainda contava com Ricardo Fischer, Arthur Belchior, Zach Graham e outras estrelas. Na temporada seguinte, com uma média de 6.4 pontos, 3.8 rebotes e 1.4 assistências e um elenco reformulado, o ala foi um dos remanescentes na campanha que resultou na penúltima colocação do clube candango, a frente apenas do rival Cerrado, que terminou na lanterna da edição.
Pouco antes da última partida contra o Flamengo, pela 27ª rodada da última edição do NBB, diversos atletas denunciaram atrasos de pagamento de três meses do clube celeste. Dentre eles, Gustavo Basílio: “Infelizmente, a gente está passando por problemas pelo lado da diretoria. E uma omissão total. A gente vai buscar os playoffs, mas é triste porque a gente tem um time profissional”, relatou o ala. Meses depois, o novo reforço vascaíno comunicou seu desligamento do Brasília Basquete.
Livre no mercado após deixar a capital do país, o Vasco da Gama viu a oportunidade de repatriar um velho conhecido. Gustavo já havia passado pelo Cruzmaltino durante a temporada 17/18, novamente sendo um dos destaques da equipe, que passava por inúmeros problemas internos. Pelo Gigante da Colina, o ala teve médias de 9.6 pontos, 2.8 rebotes e 2.1 assistências nas 32 partidas que disputou. Entretanto, novamente um empecilho com salários atrasados, fez o atleta deixar o clube e o acionou na justiça, cobrando R$ 63.093,60 – referente a saldo de salário, 13° proporcional de 2018, férias, FGTS e multa.
Clube de tradição no basquete brasileiro e sul-americano, o Vasco da Gama retorna ao NBB após sua última participação em 2019/2020 e espera resultados melhores do que a sua última passagem, quando obteve 5 vitórias em 26 jogos. Para isto, o Gigante da Colina contará com a mesclagem entre experiência e juventude: jovens como Cauã Euller e Lucas Brasil se juntam à atletas mais cascudos como Gustavo Basílio, o pivô Thiago Mathias e o armador Cauê Verzola. A equipe será comandada pelo experiente treinador Léo Figueiró.
A temporada 23/24 do NBB (Novo Basquete Brasil) será iniciada oficialmente no dia 21 de outubro. No entanto, duas partidas serão antecipadas para não atrapalhar os times que cederão jogadores para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos. A estreia do Vasco de Gustavo Basílio será contra o Minas Basquete, dentro de casa, no Ginásio de São Januário, em 21 de outubro. No mesmo dia, o reformulado Brasília Basquete recebe o Corinthians no Ginásio Nilson Nelson.