Além de chegar aos 100% de aproveitamento em duas rodadas desta edição de Campeonato Candango, o torcedor do Ceilândia tem outro motivo para comemorar. Com a vitória sobre o Brasiliense por 2 a 1 na tarde deste sábado (20), o Gato Preto encerrou um longo de jejum de vitórias sobre o rival, que perdurava desde 2018. Em março daquele ano, pela sexta rodada do Candangão, os alvinegros venceram os amarelos por 1 a 0, com gol de Gustavo Gago.
Adversários não apenas no Campeonato Candango, mas também na Série D do Brasileirão, Ceilândia e Brasiliense protagonizaram o futebol do DF nos últimos anos e realizaram duelos marcantes. Entretanto, o retrospecto não é dos melhores para o Gato Preto. Desde 2018, foram 16 jogos entre as equipes, com 10 vitórias do Jacaré e 6 empates. Nas duas finais de Candangão que aconteceram no período, os amarelos levaram a taça para casa.
Quando se analisa o retrospecto geral, a vantagem ainda é amarela. Em duelos oficiais, as equipes se enfrentaram 56 vezes, com 29 vitórias para o Brasiliense e 8 triunfos dos alvinegros, além de 19 empates. Em finais de Candangão, o Jacaré ainda leva a melhor: de 2010 para cá, foram quatro disputas decisivas entre as duas equipes. Os amarelos venceram em três oportunidades (2017, 2021 e 2022), enquanto o Ceilândia venceu apenas uma, em 2010, quando conquistou seu primeiro título candango.
Leia mais sobre o Candangão:
- Candangão BRB: Paranoá vence e assume liderança temporariamente
- Ingressos para Capital e Gama estão esgotados
Para a próxima rodada do Candangão, ambos os clubes jogarão fora de casa. No próximo sábado, às 15h30, o Ceilândia vai à cidade satélite vizinha, no Estádio Rorizão, onde enfrenta o Planaltina. O Brasiliense, por sua vez, terá um dia a mais de descanso para enfrentar o Santa Maria no Estádio Bezerrão, às 15h30 do domingo (28/01).