Depois de emplacar uma série impressionante de vitórias no Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília viu a fase virar e experimentou, na manhã deste sábado (21/12), a segunda derrota consecutiva como mandante na competição nacional. No Ginásio Nilson Nelson, o time brasiliense voltou a iniciar a partida em baixa rotação, viu o São Paulo abrir boa frente e não teve forças para impedir a derrota por 85 a 83.
A franquia do Distrito Federal repetiu um vacilo frequente dos últimos compromissos e demorou para entrar de fato na partida. Também repetindo um padrão das últimas atuações, foi necessário se reerguer durante o tempo de jogo na tentativa de reverter o prejuízo. Mais uma vez, o Brasília até apresentou o poder de reação, mas insuficiente para reencontrar as vitórias no NBB.
O São Paulo foi mais intenso na largada do jogo no Nilson Nelson. Precisando vencer para se aproximar da Copa Super 8 – competição na qual o Brasília está classificado -, o tricolor paulista foi bem ofensivamente e abriu 30 a 23 no primeiro período. No segundo quarto, houve mais equilíbrio. No entanto, a equipe brasiliense vacilou defensivamente e viu a vantagem subir mais dois pontos.
O descanso do intervalo fez bem para o Brasília Basquete. A equipe do técnico Dede Barbosa voltou mais organizada e intensa nas jogadas ofensivas e teve o melhor momento no jogo, diminuindo o prejuízo para um ponto: 70 a 69. Mesmo assim, o São Paulo não baixou a guarda e voltou a pontuar bem. No quarto de marcação mais ajustada, os paulistas mantiveram o equilíbrio e garantiram a vitória.
Com duas derrotas nas últimas três partidas em casa, o Brasília terá alguns dias de descanso antes de finalizar a temporada 2024 do NBB no Ginásio Nilson Nelson. Ainda na terceira colocação na classificação da competição nacional, o time brasiliense volta à quadra na próxima sexta-feira (27/12), quando duela com o Franca, às 20h. No domingo (29/12), o rival será o Bauru, às 11h.