Por João Marcelo
Tradicional no futebol do Distrito Federal, mesmo pertencendo ao estado de Goiás, a Associação Atlética Luziânia terá uma nova modalidade em suas atividades: futebol de salão. A equipe da Igrejinha ainda está em processo de formação e conta com alguns atletas já confirmados, mas o plantel ainda sofrerá alterações. Além dos jogadores, a comissão técnica foi confirmada e terá Hudson Fernandes à frente do time.
Diferentemente do futebol de campo, que disputa o Campeonato Candango, a equipe de futsal mesclará as duas localidades, Goiás e Distrito Federal. Devido à pandemia do coronavírus, o Campeonato Brasiliense de Futsal só ocorrerá em 2021 e com isso, a diretoria do Luziânia decidiu disputar o Campeonato Goiano de Futsal. Para a confirmação do torneio falta apenas a liberação do Governo de Goiás, que se reuniu com representantes do basquete, vôlei, futsal na última terça-feira (15/09) e deixou-os esperançosos.
Em solo candango, o Luziânia pretende disputar a Taça Brasília, prevista para novembro deste ano, mas que ainda depende de autorizações para sua confirmação. Ainda está em estudo a participação na Copa Brasília de Futsal, que reúne equipes apenas do Distrito Federal, exluindo-se o entorno. Entretanto, a diretoria da Igrejinha analisa disputar a competição representando alguma cidade da capital federal.
Mescla de juventude e experiência do entorno para a montagem do elenco
Priorizando o entorno, o elenco reúne nomes conhecidos do futsal com a garotada. Dentre os experientes, destacam-se o pivô Gustavo Bob e os alas Gabriel, Robinho e Felipe Carmino. Já entre os jovens, a diretoria trouxe nomes vindos de algumas cidades próximas como Ingá, Cidade Ocidental, Valparaíso. A intenção da diretoria é unir todo o entorno para trazer visibilidade para a região e dar oportunidades aos jovens de se inserir no esporte.
Em conversa com a equipe de reportagem do Distrito do Esporte, o técnico Hudson Fernandes, disse não ter fechado seu elenco, podendo abrir espaço para mais atletas. “Primeiramente estamos dando oportunidades para a galera do entorno, mas de acordo com os amistosos e competições vamos vendo nossas necessidades. Se tiver que acrescentar mais atletas, atletas com bagagem, nós podemos inserir. Depende da nossa necessidade, mas já temos jogadores experiente que jogaram competições nacionais”, frisou.
Multicampeão como jogador e “cria” do entorno, Hudson Fernandes, será o treinador da equipe
Ex-atleta de futsal e morador de Valparaíso – e infância na Cidade Ocidental -, Hudson será o responsável pelo comando técnico da equipe do Luziânia. Com currículo recheado de clubes e títulos, o treinador começou sua carreira como jogador no Cresspom, ficando quase uma década no clube candango. Nele foi dez vezes campeão brasiliense, campeão da divisão especial da Taça Brasil, campeão da Liga Centro-Oeste e bicampeão da Copa Brasília de Futsal. Ainda passou pelo Perdigão-RS (em 2005), Gama, Peixe e SESI Green Team (onde disputou a Liga Nacional de 2014), encerrando a carreira em 2015.
Já na beira da quadra, comandando equipes, a carreira ainda é curta, iniciando em 2019. No ano passado treinou a equipe do Taguatinga na Copa Brasília de Futsal. Na competição foram três jogos disputados na fase de grupos. Um empate em 3 a 3 contra a equipe de São Sebastião marcou a estreia. Após, duas derrotas para Brasília e Vicente Pires, respectivamente, não conseguindo a classificação. Agora, o Luziânia será segunda equipe como treinador.
Além de Hudson (terceiro da esquerda para a direita na foto), a comissão técnica do Luziânia terá Osvaldo como preparador de goleiros (primeiro da esquerda para direita na foto), Erick será o preparador físico (segundo da esquerda para direita na foto) e por fim, Leandro como diretor técnico (quarto da esquerda para direita na foto).
Elenco do Luziânia Futsal
Goleiros
Lázaro
Gian
Gustavo Lobinho
Fabião
Alas
Gabriel
Felipe Carmino
Cicinho
Rodriguinho
Lobinho
João Paulo
Fabinho
Rafinha
Robinho
Fixos
Ribeiro
Henry
Lukinhas
Pivôs
Gustavo Bob
Chuck
Jonas
Queria fazer um teste ai como eu faço