O Luziânia se salvou do rebaixamento no Campeonato Candango. Na tarde deste sábado (10/4), o time goiano visitou o Santa Maria, no estádio Rorizão, em Samambaia, precisando vencer para não depender de outros resultados na briga contra a degola. Por outro lado, a Águia, já classificada, estava tranquila. Em um jogo marcado por erros, o Igrejinha penou, mas perseguiu o resultado até alcançá-lo. No fim, venceu por 3 a 1 e garantiu a vaga na segunda fase do torneio local.
No início do primeiro tempo, o Luziânia pareceu que alcançaria o objetivo de forma mais tranquila. Em um dos primeiros ataques, o Igrejinha conseguiu abrir o placar. Porém, a vantagem durou pouco mais de dois minutos, quando o Santa Maria empatou. O Igrejinha passou a errar quando tentava criar jogadas ofensivas e seguiu assim até a segunda metade da etapa final. Em cobrança de escanteio, os goianos voltaram à frente do marcador e fizeram mais um para garantir o alívio.
Gols em seguida
O Luziânia precisava desesperadamente de pontos para permanecer na elite e se lançou ao ataque desde os primeiros minutos. A pressão inicial surtiu efeito e gerou um gols aos sete minutos. Tatuí cobrou falta na área. A defesa do Santa Maria dormiu no ponto e Perivaldo esticou a perna para abrir o placar no Rorizão. A Águia, porém, deixou tudo igual no minuto seguinte. Em falta na lateral da área, a bola chegou em Naylan. O centro-avante não perdoou e recolou os mandantes na partida.
Com os gols saindo cedo, os times ficaram mais cautelosos. Insistindo pelo lado direito de campo, o Luziânia pecava nos passes decisivos. Por outro lado, o Santa Maria se armava para engatar um contra-ataque. Aos 18, Viny cabeceou para fora. O Igrejinha respondeu aos 24. A tentativa de cruzamento, porém, não encontrou nenhum atacante para empurrar para a rede. O calor também se apresentava como inimigo dos dois times. Com 35, o time goiano tentou em escanteio, mas Alisson se sobressaiu.
Em tentativa ensaiada, o Luziânia mandou mal e a bola correu para a linha lateral. Aos 42, o Santa Maria puxou contra-ataque. Thompson achou Rafinha. Na finalização, ele acertou o travessão. No minuto seguinte, a Águia teve falta frontal à grande área, mas Robinho bateu torto. O resultado não dava tranquilidade ao Igrejinha. Mais tempo com a bola no pé, o time seguiu buscando espaço no ataque. Porém, a ansiedade atrapalhava na tomada de decisões e ocasionava erros.
Erros continuam
O Luziânia voltou no segundo tempo na pressão. Em sequência de escanteios nos primeiros minutos, o Igrejinha tentou, mas as finalizações não encontraram o rumo do gol. Assim como nos primeiros 45 minutos, o Santa Maria tentava ameaçar nos contra-ataques. Apesar das táticas estarem postadas, os goleiros praticamente não trabalharam. Para mudar a postura do time, o técnico Sebastião Rocha foi para o tudo ou nada e fez substituições em atacado.
Em cobrança de falta na lateral da área, Tatuí jogou nas mãos do goleiro do Santa Maria. O time goiano seguia com a bola no pé. As jogadas, porém, paravam em Alisson. A Águia também assustava. Naylan fez boa jogada e passou para Robinho, mas o camisa 10 desperdiçou. No Serra do Lago, o Real Brasília havia feito o segundo e embolou a briga contra a queda. O alívio veio em seguida. Aos 27, em escanteio, o cruzamento passou por todo mundo e encontrou e Stefano trouxe tranquilidade.
Mesmo com o gol, o Luziânia manteve o protagonismo nas ações. Porém, o cuidado passou a predominar. Nas bolas aéreas, por exemplo, os zagueiros não iam mais ao ataque. Em bobeira da defesa azulina, o Santa Maria chegou. Em cruzamento, ninguém afastou e João Carlos, com o gol escancarado, mandou para fora. O caixão fechou em novo escanteio. A bola achou Titico. O atacante colocou a bola na rede, garantiu a vaga na elite e concretizou o rebaixamento de Real Brasília e Samambaia.
Santa Maria 1
Alisson; Yuri (Douglas Rato), Cassao, Filipe e Rafinha; Gabriel, Thompson (M. Paracatu), João Carlos e Robinho; Viny e Naylan ⚽ (Paulinho). Técnico: Christian Ramos
Luziânia 3
Matheus Lorenzo; João Pedro, Hygor, Perivaldo ⚽ e Goduxo; Dadinho, Ramon (Stéfano ⚽) e Leo (Klebinho); Tatuí (Kelvin), Titico ⚽ e Romário (Jhonatan). Técnico: Sebastião Rocha