20.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Ibaneis Rocha reeleito: conheça as propostas do governador para o esporte

Atual governador da capital federal, Ibaneis Rocha obtém 50,30% dos votos válidos e é reeleito. Saiba quais são suas propostas para o esporte do Distrito Federal

- Continua após a publicidade -

Os eleitores do Distrito Federal escolheram seu governador para os próximos quatro anos neste domingo (2/10). Ibaneis Rocha, atual governador da capital federal pelo MDB, foi reeleito com 50,30% dos votos. Com mais da metade dos votos válidos conquistados, o emedebista garantiu sua permanência no Palácio do Buriti sem a necessidade do segundo turno. O Distrito do Esporte separou as pautas esportivas do novo – velho – governador que estão em seu plano de governo.

Ao todo, dez nomes disputaram o governo do Distrito Federal. Além de Ibaneis Rocha (MDB), estavam na disputa: Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Paulo Octávio (PSD), Izalci Lucas (PSDB), Keka Bagno (PSOL-REDE), Lucas Salles (DC), Robson Raymundo (PSTU), Coronel Moreno (PTB) e Teodoro da Cruz (PCB). Ibaneis obteve 832.633 dos 1.655.043 votos válidos no Distrito Federal. Leandro Grass, segundo colocado, garantiu 26,25% dos votos válidos.

O governador reeleito da capital federal listou em seu plano de governo um tópico denominado “Esporte e Lazer: bem-estar para todas as idades”. Nas duas páginas disponibilizadas para as pautas esportivas, Ibaneis Rocha repetiu algumas propostas de 2018 como a implementação do Campeonato de Futebol Amador Rural, a criação do projeto Amigos da Gente e incentivar a prática de esportes não poluentes no Lago Paranoá.

- Continua após a publicidade -

Veja as propostas de Ibaneis Rocha na íntegra:

A Política de Esporte implementada em conformidade com a Lei nº 9.615/98 (Lei Pelé) está voltada basicamente para três vertentes: esporte educacional, esporte de participação e esporte de rendimento. Para cumprir essas finalidades, visando ampliar as ações já implementadas e criação de novas, é imperativo uma Política de Esporte e Lazer com ações integradas voltadas para a popularização de práticas que atinjam todos os segmentos da sociedade, contribuindo para a criação de hábitos esportivos permanentes, tendo em vista o direito social ao esporte e lazer como dever do Estado em fomentar as práticas desportivas formais e não-formais, conforme os ditames da Constituição Federal do Brasil e da Lei Orgânica do Distrito Federal.

Deve-se ressaltar que as a ações da pasta estão interligadas às políticas públicas das Secretarias de Educação, Saúde e das Pessoas com Deficiência.

Para tanto, iremos trabalhar na elaboração do Plano Diretor do Esporte de forma participativa, objetivando definir os princípios, objetivos e diretrizes, tornando-o um marco no desenvolvimento estruturado de ações desportivas. E, a partir daí:

• Revitalizar áreas públicas deterioradas, priorizando aquelas onde há elevados índices de criminalidade, associada ao tráfico de drogas, numa ação conjunta interinstitucional de secretarias e agências públicas.

• Ampliar o número de atletas e do número de modalidades esportivas atendidos pelo Programa Bolsa Atleta.

• Incentivar a prática esportiva e a formação de atletas na modalidade futebol, através da implantação do Projeto “Amigos da Gente” em todas as Regiões Administrativas.

• Implementar o projeto “Campeonato de Futebol Amador Rural” para incentivar e valorizar o desenvolvimento intelectual e físico dos praticantes de futebol, criando condições para a melhoria da qualidade de vida, prevenção de doenças, bem como no combate às drogas.

• Incluir os “Jogos Abertos da Terceira Idade” no calendário esportivo do Distrito Federal.

• Implantar “circuitos inteligentes” para práticas esportivas nos parques ecológicos vivenciais de uso múltiplo e nas Regiões Administrativas do DF.

• Incentivar a prática de esportes aquáticos não poluentes no Lago Paranoá.

• Apoiar a prática desportiva em Parques e Unidades de Conservação, como caminhadas, trilhas, esportes de aventura e desporto radical.

• Criar Programa de Valorização de Atletas e Medalhistas, reinserindo na atividade econômica como treinadores e palestrantes, mediante prévio cadastramento e capacitação, pessoas que possam contribuir na formação de atletas e na prática de atividades esportivas.

• Criar o cadastro de alunos da rede pública de ensino, com ênfase no perfil esportivo, a fim de identificar talentos e desenvolver aptidões com foco em competições internacionais e olimpíadas, acompanhando a participação e os resultados obtidos.

É nosso compromisso também democratizar o acesso à informação dos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer por meio do aperfeiçoamento dos sistemas existentes e criação de novos sistemas tecnológicos. E, ainda, aperfeiçoar os novos sistemas de tecnologia implementados no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos e dos projetos inseridos na referida pasta, especificamente, o Sistema de Gestão dos Centros Olímpicos e Paralímpicos – SIGECOP.

• Ampliar o número de Centros Olímpicos e Paralímpicos para outras Regiões Administrativas do Distrito Federal visando a realização de atividades esportivas e de lazer, integradas a outras formas de atendimento socioeducativo, para o desenvolvimento físico, pessoal e social de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, incluindo pessoas com deficiência no DF.

• Ofertar aos estudantes da Educação em Tempo Integral da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, por meio do Projeto Esporte Educa, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos de modo a oportunizar a prática esportiva de uma ou mais modalidades esportivas como meio de desenvolvimento psicomotor e cognitivo, de integração e resgate social promovendo bem-estar físico e mental dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.

• Ampliar o Projeto “Futuro Campeão”, no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, cujas ações consistem na identificação de talentos visando a formação de atletas de rendimento com base nas regras padronizadas pelas Federações do Distrito Federal com vistas à obtenção dos melhores resultados competitivos, possibilitando a representação do Distrito Federal em campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

• Ampliar o Projeto “Esporte com a Comunidade”, no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, como meio de fomento e democratização do acesso das comunidades esportivas locais e de projetos sociais, ao esporte e lazer em suas diversas modalidades esportivas, nas diversas Regiões Administrativas por meio do uso dos espaços esportivos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, incluindo a oferta de material esportivo e acompanhamento por profissional especializado.

• Ampliar o Projeto Lazer para Todos, desenvolvido no âmbito do Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, de modo a integrar a comunidade aos espaços esportivos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, por meio do uso dos espaços para a prática de esporte e lazer aos finais de semana, contemplando a oferta de modalidades esportivas específicas e inovadoras e incluindo material esportivo e acompanhamento esportivo qualificado.

• Ampliar e fomentar as corridas de rua e provas de ciclismo, incluindo as pessoas com deficiência, o que alimenta a cadeia do turismo e suas vertentes.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P