Sem poder receber público desde a terceira rodada por causa das restrições em vigor para prevenção da covid-19, o Campeonato Candango viu um novo cenário surgir na manhã desta quinta-feira (3/3). Através das redes sociais, o governador Ibaneis Rocha anunciou a flexibilização de algumas medidas na próxima segunda-feira (7/3). Há a expectativa de o retorno do público aos estádios também ser autorizado.
No Twitter, o chefe do Executivo Local indicou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, além da exigência do comprovante de vacinação para entrada em shows e eventos esportivos. É justamente este ponto que indica o fim da exigência da realização de partidas de competições com portões fechados para torcedores. Nos momentos menos críticos da pandemia, o limite máximo autorizado foi de 50%.
A expectativa é que um novo decreto seja publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) com as novas orientações de controle da pandemia de covid-19 na capital. Atualmente, a taxa de transmissão da doença está em 0,66, quando 100 pessoas contaminadas conseguem passar o vírus para outras 66. “Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar”, pediu Ibaneis.
Para participar de shows e eventos esportivos será exigida a comprovação de vacinação de pelo menos duas doses e uso de máscara quando ocorrerem em ambientes fechados. Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar. (2/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 3, 2022
Após 14 dias de paralisação para as festividades de carnaval, o Campeonato Candango será retomado no próximo sábado (5/3). A pausa no período de maior exigência do contingente de segurança é um pedido corriqueiro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Com isso, se não houver nenhum problema na liberação, existe a possibilidade da liberação valer a partir da segunda rodada do quadrangular semifinal.