Por Lucas Espíndola e Olavo David Neto
Na noite da última quarta-feira (15/09), através de suas redes sociais, o treinador Hugo Almeida comunicou a sua volta ao futebol do Distrito Federal. O técnico comandará a equipe profissional do Legião, equipe que disputará o Campeonato Candango da Segunda Divisão, além do posto no time Sub-20 do Leão. Hugo demonstrou muita felicidade nessa volta ao Brasil, demonstrando gratidão pela passagem em Portugal.
O técnico de 27 anos possui passagens por diversos times. Hugo Almeida trabalhou como Analista de Desempenho no Flamengo-SP e Portuguesa, mas já atuava como treinador na UnB. Em 2017, ele assumiu o Capital como técnico, ficando no Coruja até 2019, conciliando por um tempo com o cargo de auxiliar no Paranoá. Em seguida trabalhou na Anapolina-GO como auxiliar do técnico Waldemar Lemos e depois foi para Portugal.
Fora do Brasil, Hugo Almeida passou por quatro times de Portugal, todas as experiências como auxiliar técnico. Os times que o treinador trabalhou foram Oriental, ADCEO, Sporting Sub-16 e Sacavenense. Ao Distrito do Esporte, o ex-auxiliar técnico contou um pouco sobre as diferenças dos trabalhos em território brasileiro e internacional. “Eu noto que o português tem muita capacidade de organização de treino, de plantel, de se adaptar ao contexto. A visão de jogo deles é mais aprofundada, com muita atenção aos detalhes.”
O treinador ainda falou sobre o projeto no Legião. “O projeto do Legião é de recrutamento de jovens com potencial. Primeiro com scout nas diversas regiões do DF e Entorno em busca de atletas com possam ser lapidados, que a gente possa trabalhar e aprimorar as capacidades. A gente não está buscando resultado, apesar de que, se o trabalho for bem feito, o resultado aparece. O objetivo é dar rodagem profissional a esses atletas e trabalhar para que, com a vitrine de uma Segunda Divisão, de um Candangão Juniores, eles chamem atenção e gerem receita para o clube.”
Sobre a Segundinha
Quando o assunto foi o Campeonato Candango da Segunda Divisão e um possível favoritismo, Hugo Almeida tratou de exaltar outros clubes e transferir o favoritismo. “É um trabalho muito parecido com aquele do Capital, mas a diferença é que lá eu tive dois anos para esse projeto do acesso; aqui, tenho duas semanas. Tem muito time investindo bastante, como o Brasília, e tem o Planaltina, que é franco favorito. Eu não me coloco como favorito.”
Sobre o elenco, o treinador não entrou em maiores detalhes, dizendo que é um plantel com uma certa qualidade, mas faltando experiência aos atletas e contou sobre reforços. “Eu indiquei e trouxe dois atletas. O Wesley, que foi campeão da Segundinha no Capital, comigo, disputou a Série D pelo Gama. Tem muito potencial de seguir evoluindo. E o Vitor César, que também esteve no Gama durante a Série D. No geral, é um plantel com certa qualidade. O que falta é experiência.”
O que vem por aí?
A Segundinha terá início no próximo final de semana, com duas partidas no sábado (18/09) e outras duas no domingo (19/09). O Legião estreará apenas na segunda rodada, já que folgará nesta primeira. O primeiro confronto do Leão na Segundinha será contra o Cruzeiro, no dia 25 de setembro, às 15:30. A FFDF ainda divulgará maiores detalhes sobre a segunda rodada do certame local.