Após fortes chuvas que resultaram no atraso da partida, Avaí e Ceilândia deram o pontapé inicial no encharcado gramado da Ressacada, em Florianópolis (SC), às 22h30, uma hora mais tarde que o previsto. Apesar das condições climáticas, o confronto foi quente até os minutos finais. O alvinegro candango derrotou a equipe catarinense por 2 a 1 com o segundo gol nos acréscimos e avançou à terceira fase da Copa do Brasil pela primeira vez na história.
O Avaí apostou em chutes de fora da área, buscando se aproveitar das condições do campo, porém, esbarrou na falta de pontaria. O Ceilândia chegou ao primeiro gol com Crystian, mas não conseguiu segurar a vantagem, sofrendo o empate no lance subsequente dos pés de Morato. Ainda houve tempo para uma expulsão para cada lado, ainda na primeira etapa. A segunda etapa foi de pura pressão catarinense, mas o time de Adelson de Almeida soube se defender e decretou a vitória com golaço de Vidal nos minutos finais.
Empate e expulsões
A forte chuva adiou em uma hora o início do confronto. Por volta das 22:30, os jogadores se aqueceram novamente e foram pra campo. Apesar da boa drenagem do gramado e do trabalho dos funcionários para diminuir as poças de água, em vários setores do campo, a bola não corria bem. A primeira finalização do jogo foi do Gato Preto. Tarta limpou bem e finalizou, obrigando o goleiro catarinense a jogar para escanteio.
As duas equipes tentavam finalizar de fora da área, principalmente o Avaí. Mas aos 19 minutos, Cabralzinho fez linda jogada pela esquerda e o lateral direito Crystian invadiu a área para colocar o Gato Preto na frente. O Ceilândia não conseguiu aproveitar a vantagem por muito tempo. O Avaí empatou com um chutaço de Morato, dois minutos depois.
O jogou ficou duro e com algumas faltas. Aos 33, o goleiro Matheus Kaiser vacilou feio, proporcionando uma grande chance para o Avaí, contudo, Morato finalizou para fora. A equipe da capital federal tentou surpreender em cobrança de falta batida por Tarta, mas Douglas, bem posicionado, fez boa defesa.
No final da primeira etapa os ânimos esquentaram e depois de uma grande confusão, o zagueiro Igor do Ceilândia e o volante Bruno Silva do Avaí foram expulsos. Os cartões vermelhos não inibiram as faltas duras e o clima ficou tenso entre os jogadores. No último lance, já nos acréscimos, Muriqui partiu livre, mas o zagueiro ceilandense fez grande desarme.
Golaço de Vidal decide
No segundo tempo, a bola passou a correr mais, proporcionando aos dois times melhores condições de toque de bola e tramas de ataque. O Leão da Ilha quase chegou ao gol em duas oportunidades, mas a defesa alvinegra foi bem em ambas. O time catarinense passou a manter a posse de bola e pressionar o Ceilândia em seu campo de defesa.
Aos 21, ótima oportunidade para o clube de Santa Catarina. Os donos da casa armaram um belo contra ataque e por pouco Morato não marcou seu segundo gol no jogo. Cinco minutos depois, Lourenço cobrou falta com categoria, obrigando o goleiro do Ceilândia a fazer uma belíssima defesa de mão trocada.
Aos 42 minutos, o Gato Preto teve a chance de ficar à frente do placar. Matheus Falero cruzou, Thiago Magno cabeceou para dentro da área e embaixo da trave, Vidal mandou para fora. Dois minutos depois, Vidal se redimiu em grande estilo. O zagueiro recebeu ótimo cruzamento e acertou um chutaço de primeira, colocando o Ceilândia na frente de novo. No fim, o Avaí até tentou pressionar na base da bola parada, mas não foi suficiente e o alvinegro candango está classificado.
Cofre cheio
Com a classificação histórica, o Ceilândia arrecadou mais R$ 1,9 milhões e garantiu de forma inédita sua vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Agora, a equipe do Distrito Federal aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário. Antes disso, a equipe retorna o foco para o Candangão. O próximo jogo é contra o Gama, na próxima segunda-feira (14/03) às 15h30, no estádio Abadião.
Avaí 1
Douglas; Lourenço, Betão( Vinícius Leite), Alemão, Cortez; Jean Cleber (Paulo Bata), Bruno Silva🟥, Morato⚽🟥; Muriqui (Gustavo Santos), Copete🟨 e Rômulo (Adiel) Técnico: Eduardo Barroca
Ceilândia 2
Matheus Kaiser; Vidal⚽, Gabriel Henrique, Igor🟥; Crystian⚽ (Matheus Falero), Tarta, Medeiros🟨, China (Gleissinho); Cabralzinho🟨, Watthimem (Fernando Gomes🟨) e Romarinho (Thiago Magno) Técnico: Adelson de Almeida
Parabéns Ceilândia Pela a Maiúscula Vitória.
Parabéns Gato Preto! Apesar do apoio do GDF, que nunca vem, vocês mostram que têm dignidade.
Sou Gamense de coração, mas parabenizo o Ceilândia pela belíssima vitória e a conseguente classificação para a terceira da Copa do Brasil!
Como torcedor do Gamão do Povão, parabenizo o Ceilândia pela belíssima vitória em Santa Catarina!