19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

História de Craque: cria da capital, Dudu Lopes trilha seu caminho

- Continua após a publicidade -

Por Craques do Candangão

Eduardo Monteiro Oliveira Lopes, 26 anos, nascido em Brasília, e um dos principais laterais-direitos da capital, começou a caminhar no futebol nas quadras. Aos 6 anos, Dudu ingressou na escolinha do Gênesis, no CAVE, onde ficou até os 12 anos de idade. Após isso, foi para a Escola de Futebol do Guaraense, tradicional celeiro local, que já revelou muitos jogadores e que hoje estão em grandes equipes do futebol nacional.

“Fiz minha base toda lá. Sou bastante grato pelos ensinamentos do Sr. Morales e do Beto, que eram meus treinadores, contou. Após obter destaque na equipe de base, o atleta atuou nos juniores do CFZ, onde participou de um torneio em Barcelona, na Espanha. Inclusive, foi fora do Brasil que o lateral-direito com passagem em diversos clubes do Distrito Federal enfrentou um dos maiores desafios na carreira.

- Continua após a publicidade -

Em 2011, Dudu Lopes se destacou na Copa São Paulo de Futebol Jr atuando pelo Santa Maria. Com os bons jogos, surgiu o interesse do Slask Wroclaw, da Polônia. O jogador garante que teve uma experiência bem positiva no país europeu. “Apesar de um início complicado devido ao frio intenso e a língua complicada, consegui me ambientar rapidamente no país, que é incrível por sinal. Foram bons momentos espero um dia reviver novamente”, afirmou. Porém, a passagem foi curta. Sem acordo para permanecer,  o atleta ficou apenas uma temporada no clube polonês.

De volta ao Brasil, Dudu Lopes teve rápidas passagens por Sobradinho e Brasiliense. Em 2013, o lateral-direito chegou ao Ceilândia, o então atual campeão candango, para manter os bons resultados do alvinegro dentro das competições que viriam a ser disputadas. Porém, a melhor campanha do jogador atuando pelo Ceilândia veio apenas em 2016, quando o Gato Preto foi vice-campeão candango, perdendo o título para o Luziânia, e jogou a Série D do Campeonato Brasileiro, onde por pouco a equipe não conseguiu o acesso.

Dudu atuou em todos os campeonatos regionais pelo Ceilândia de 2013 para cá. No meio do percurso, o jogador atuou em algumas equipes goianas por empréstimo enquanto o alvinegro não tinha calendário. Em um deles, no Trindade-GO, o jogador contribuiu no acesso para a primeira divisão do Campeonato Goiano.

Na atual temporada, o Ceilândia foi o campeão da primeira fase do Candangão, porém, caiu para o Sobradinho na semifinal. Dudu Lopes teve um bom desempenho no ano e cita os objetivos não alcançados nessa temporada. “Esse ano foi bem complicado, tínhamos metas altas, como passar de fase nas competições nacionais e chegar na final do Candangão. Infelizmente por detalhes ficamos pelo caminho na Copa Verde, Copa do Brasil e caímos na semi para o campeão Sobradinho. Restou a Série D, onde nosso desempenho deixou a desejar e consequentemente não conseguimos avançar para o mata-mata”, lamentou.

Para 2019, o atleta revela ter algumas sondagens de outras equipes. “Fui procurado por clubes do DF e de fora. Creio que mais para a frente devemos ter alguma novidade boa” finalizou o atleta, que não deve se apresentar ao Ceilândia para a disputa do próximo Campeonato Candango. Aos 26 anos, o atleta vislumbra novos desafios para o futuro. “Almejo crescer no cenário nacional, fazer bons campeonatos, despertar interesse de clubes com visibilidade e assim continuar em busca de conquistar coisas grandes sempre” concluiu.

Cria do futebol de Brasília, com passagens pela Europa e um currículo extenso pelo Ceilândia, Dudu Lopes busca novos objetivos para atuar novamente em alto nível fora do Distrito Federal. Objetivo esse que é comum no esporte, onde todos sempre buscam os grandes centros para atrair olhares maiores. O dono da camisa número 2 do Gato Preto por anos pode ser considerado um ídolo do clube pelo tempo que ficou e por tudo que viveu em um dos maiores clubes do futebol local.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P