O Estádio Nacional Mané Garrincha contou com uma noite especial. Pela 13ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, 70.027 torcedores acompanharam o duelo entre Brasil e Colômbia. Em um confronto bastante movimentado e com boas chances para ambas as equipes, a Seleção Brasileira conquistou a vitória nos minutos finais, com Vinícius Junior. Com o triunfo, o Brasil está temporariamente na segunda colocação na classificação, com 21 pontos conquistados.
Os primeiros 45 minutos começaram favoráveis para o Brasil, que acabou balançando as redes após Raphinha converter uma penalidade máxima. Porém, com o passar do tempo, o confronto foi ficando mais morno e a Colômbia chegando com perigo. O empate colombiano acabou saindo aos 40 minutos, com Luis Díaz. O segundo tempo começou muito movimentado, com ambas as seleções querendo marcar o tento da vitória. Após uma breve pressão nos minutos finais, Vinícius Junior marcou o gol da vitória.
Com um gol para cada lado, primeiro tempo termina empatado
O confronto no Estádio Nacional Mané Garrincha começou muito favorável para o Brasil. Logo nos minutos iniciais, a Seleção Brasileira chegou com perigo ao gol de Vargas. Após boa chegada pela esquerda, Arana cruzou rasteiro na área, Gerson chegou dividindo, mas a defesa colombiana afastou o perigo. No lance seguinte, pênalti para os donos da casa. Vinícius Júnior recebeu ótimo lançamento, invadiu a área e acabou sendo derrubado por Muñoz.
Raphinha foi para a cobrança, deslocou o arqueiro adversário e colocou o Brasil na frente do placar. Mesmo com a vantagem no placar, a Seleção Brasileira permanecia mais com a bola, tentando infiltrar a todo custo na defesa colombiana. Aos 11′, quase aconteceu o segundo tento. Rodrygo recebeu na direita, bateu cruzado para o gol, mas a redonda acabou saindo pela linda de fundo. A chance clara fez os torcedores soltarem o grito no Mané Garrincha.
A Colômbia teve uma chegada perigosa aos 19 minutos. Após jogada de Córdoba, a redonda acabou espirrando e sobrou para James Rodríguez. O camisa número 10 conseguiu finalizar, mas o chute foi bloqueado por Bruno Guimarães. O tempo foi correndo e o confronto ficou mais morno, com as equipes trabalhando mais a bola nas intermediárias e centro do campo. Após um bom tempo sem chances, a Colômbia assustou o Brasil aos 33 minutos.
Luiz Díaz fez boa jogada e colocou a redonda dentro da área, a bola sobrou para Lerma, que finalizou da entrada da área. Porém, a pelota acabou desviando em Richard Rios e morreu pela linha de fundo. A Seleção Brasileira tentou responder na sequência. Raphinha cobrou escanteio na área, Gabriel Magalhães cabeceou para o gol, porém, a bola desviou em Vinícius Junior e saiu. Aos 40′, a Colômbia empatou a partida.
Após Joelinton perder a posse de bola para Arias na entrada da área, James Rodríguez rolou para Luis Díaz que, sozinho na parte esquerda do ataque, bateu no cantinho, sem chances para Alisson, 1 a 1. A torcida colombiana inflou o Estádio Mané Garrincha após o tento marcado, e os atletas em campo sentiram a energia das arquibancadas. Com isso, os visitantes quase marcaram o segundo dois minutos depois, mas Marquinhos acabou cortando o contra-ataque colombiano. Aos 49′, Alexis Herrera encerrou o primeiro tempo.
Clique e saiba mais
- Kristoffer e Kauan, da base do Gama, participam de treino com a Seleção
- Torcedores e GDF organizam Fan Fest para acompanhar a Seleção em Brasília
- Copa Verde: nos pênaltis, Brasiliense é eliminado na semifinal pelo Goiás
Brasil tenta, pressiona e marca gol da vitória no fim
A Seleção Brasileira começou a segunda etapa assim como no início de jogo: pressão para cima dos colombianos. Com um minuto no relógio, Vinícius Junior obrigou o goleiro Vargas a fazer boa defesa e impedir o segundo tento do Brasil. Com a ótima chegada dos donos da casa, a torcida tratou de gritar e incentivar os atletas em campo. Instantes depois, Raphinha cobrou falta na área, porém, o cruzamento saiu com muita força e saiu pela linha de fundo.
A Colômbia responde e quase marcou em seguida. Córdoba recebeu na entrada da área e finalizou frente a frente com Alisson, mas o goleiro brasileiro fez a defesa. O Brasil respondeu. Após boa trama no ataque, Raphinha chutou forte, Vargas defendeu e, na sobra, Vinícius Junior teve a chance de marcar o segundo. Porém, Sánchez deu um carrinho na medida e acabou impedindo o gol dos donos da casa.
Aos 15′, Arias cruzou na área, Córdoba subiu sozinho e cabeceou para fora. Dois minutos depois a Colômbia chegou ao gol da virada, mas o árbitro Alexis Herrera assinalou falta em cima do goleiro Alisson. O Brasil teve até uma boa chegada em seguida, mas Raphinha acabou finalizando prensado. O jogo estava lá e cá, com chances de gols para os dois lados. Aos 21′, Richard Rios chutou da entrada da área, mas o arremate saiu fraco e Alisson defendeu.
Na sequência foi a vez de James Rodríguez tentar marcar, mas novamente o arqueiro brasileiro fez boa defesa. Aos 25′, Alisson e Davinson Sánchez se chocaram dentro da área. Após atendimento da equipe médica em campo, os dois foram substituídos. Aos 36′, quase o Brasil marca. Wesley faz boa jogada pela direita e cruza na área, porém, ninguém alcança e ela sobra para Vinícius Junior na esquerda. O camisa número 7 invadiu a área e tocou para o meio, a redonda sobrou para Arana, que finalizou para a baliza adversária, mas a pelota acabou desviada para a linha de fundo.
Minutos depois o Brasil pressionou novamente e quase marcou. Desta vez, Joelinton arriscou da meia lua da grande área, a redonda passou raspando o travessão de Vargas. Os instantes finais do duelo foram bastante movimentados. Aos 47′, Arana cabeceou de dentro da área, mas viu Vargas fazer a defesa. Aos 53′, Vinícius Junior deu a vitória ao Brasil. O camisa número 7 recebeu de Raphinha fora da área e resolveu arriscar de longe, a bola morreu no canto esquerdo de Vargas, para a explosão dos torcedores no Mané Garrincha. O árbitro encerrou a partida minutos depois.
O que vem por aí nas Eliminatórias?
A próxima rodada da classificatória para a Copa do Mundo de 2026 será realizada na terça-feira (25/3). A Seleção Brasileira viaja até Buenos Aires, capital da Argentina, para enfrentar os donos da casa no Estádio Monumental de Nuñez. A bola rola às 21h, horário de Brasília. De forma simultânea acontecem outros duelos da rodada: Colômbia x Paraguai, Venezuela x Peru e Chile x Equador. Mais cedo, Bolívia e Uruguai se enfrentam no Municipal de El Alto, em solo boliviano.
Brasil 2
Escalação: Alisson (Bento); Vanderson (Wesley), Marquinhos, Gabriel Magalhães 🟨 e Guilherme Arana; Bruno Guimarães 🟨(André), Gerson (Joelinton 🟨 ) e Raphinha ⚽; Vinícius Jr. ⚽(Léo Ortiz), Rodrygo (Savinho) e João Pedro (Matheus Cunha)
Técnico: Dorival Junior
Colômbia 1
Escalação: Vargas; Muñoz, Davinson Sánchez (Carlos Cuesta), Lucumi e Mojica; Lerma, Richard Rios 🟨, Arias (Carrascal) e James Rodríguez (Castaño); Córdoba (Borré) e Luis Díaz ⚽
Técnico: Néstor Lorenzo