Guia da Supercopa Feminina do Brasil 2022
- Novidade no calendário do futebol feminino, a Supercopa do Brasil inicia sua primeira temporada nesta sexta-feira (4/2) recheada de expectativa. Organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição de tiro curto será disputada em um espaço de dez dias e terá a participação de oito equipes integrantes da nata da modalidade. Além de expandir a valorização do esporte entre as mulheres, o torneio promete jogos animados para abrir a temporada nacional.
- Ao todo, oito equipes estarão na briga pelo título inédito: Real Brasília, representante do Distrito Federal, Corinthians, Cruzeiro, Esmac-PA, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. Para selecionar os participantes, a CBF adotou como critérios os mais bem colocados, limitados a um por federação, entre os 12 mais bem colocados da Série A1 do Campeonato Brasileiro e os quatro primeiros da Série A2. Federação melhor ranqueada, São Paulo ficou com duas vagas.
- Disputada no formato mata-mata, o torneio nacional começa nas quartas de final. Nesta etapa, o Real Brasília terá pela frente as gaúchas do Internacional. O duelo está marcado para sexta-feira (4/2), às 19h, no Beira-Rio. Quem passar do confronto terá pela frente o vencedor do clássico paulista entre Corinthians e Palmeiras. A partida foi agendada para domingo (6/2), às 10h30, na Neo Química Arena. O calendário da competição nacional segue com as semifinais em 9 de fevereiro e a grande final marcada para 13 de fevereiro.
- A primeira edição da Supercopa do Brasil será transmitida de forma integral na televisão pelo Grupo Globo, que adquiriu os direitos de exclusividade da mais nova competição nacional. O Real Brasília, por exemplo, terá a partida contra o Internacional transmitida ao vivo pelo SporTV. Se avançar das coloradas, o aurianil terá o primeiro jogo de sua história veiculado na TV Globo. A final do torneio também passará na emissora de canal aberto e no canal fechado.
Real Brasília
Representante do Distrito Federal na Supercopa do Brasil, o Real Brasília chega com a moral da conquista do tricampeonato candango e da permanência na Série A1 do Campeonato Brasileiro, ambos no fim do ano passado. Recheadas de contratações, as Leoas do Planalto iniciaram a preparação para o torneio de abertura da temporada nacional em 13 de dezembro. A viagem para o sul do país foi nesta quinta-feira (3/2). “Fizemos uma boa temporada passada, ao meu modo de ver e analisar o futebol. Permanecemos na elite entre tantas outras grandes equipes e, por alguns pontos, estaríamos classificados. Com isso, nos credenciou a estar na Supercopa do Brasil em sua primeira edição. Muito feliz pelo momento e por contribuir com o crescimento da nossa equipe. Vamos dar o nosso melhor e buscar a Vitória para que possamos dar continuidade na competição”, destacou o técnico Adilson Galdino, ao DDE. “A expectativa é muito grande para esse jogo e estamos confiantes, pois trabalhamos duro para essa Supercopa. Acredito que as coisas vão acontecer naturalmente. Sabemos que o Internacional tem uma equipe muito boa e qualificada, mas também temos uma equipe muito boa e qualificada. Creio que vai ser um grande jogo e estamos preparadas”, garantiu a goleira Dida, também ao DDE.
Internacional
O Internacional também ostenta o status de atual tricampeão feminino do Rio Grande do Sul. Na Série A1 de 2021, as Coloradas caíram nas semifinais. A reapresentação do elenco visando a Supercopa ocorreu há pouco mais de duas semanas. As gaúchas chegam reforçadas de nomes com experiência na elite nacional como Thamirys, Eskerdinha, Capelinha, Zóio, Duda Sampaio, Maiara Lisboa e Lelê.
“O lado da chave aqui pro Inter, a gente até comentou, é bem indigesto. O Real Brasília, das equipes emergentes, a gente pode dizer que é quem mais tem aparecido no cenário. Tem qualidade de jogo e poder de marcação. Mas, como queremos ser campeãs, não escolhemos adversário. Vemos pelo lado positivo, de dar lastro para chegar a uma possível final com autoridade”, avaliou o técnico Maurício Salgado.
Grêmio
Comandado pela técnica Patrícia Gusmão, o Grêmio fez quatro semanas de trabalhos focados apenas na partida contra o Cruzeiro. O time que parou nas quartas finais da Série A1 do Brasileirão foi bastante reformulado para 2022. O time tricolor fechou a contratação de dez novos reforços e passou a observar atletas da categoria sub-20 na composição do grupo para a nova temporada.
"A equipe se mostra muito motivada em vestir a camisa do Grêmio. Estamos introduzindo diariamente as ideias de jogo que queremos reproduzir em campo, apesar de ainda ser o início da temporada e termos a necessidade de entrosar a equipe. É um processo lento, que exige muito trabalho, mas vejo entendimento, maturidade e vontade de evoluir, o que me deixa muito satisfeita", destaca a técnica gremista.
Cruzeiro
O Cruzeiro abriu a preparação para a Supercopa do Brasil apenas em 14 de janeiro e, no período, focou exclusivamente no jogo contra o Grêmio. No ano passado, a Raposa parou na primeira fase da Série A1 do Brasileirão. Para 2022, o time mineiro equilibrou o elenco das Cabulosas entre permanências e renovações. “Tivemos três semanas de preparação para a competição. Como fizemos uma reformulação no elenco, estamos em processo inicial de construção das ideias de jogo. Mesmo com o curto período de preparação, o grupo de atletas reagiu bem aos treinamentos e estão preparadas. Sabemos da responsabilidade de representar o Cruzeiro Feminino. Então, sempre que a gente entrar em campo, tem que ser com o intuito de vencer jogos, mesmo sendo fora de casa. O jogo com o Grêmio será um duelo muito equilibrado, mas sabemos que temos condições de fazer um grande jogo e conquistar nossos objetivos na competição”, ressaltou o técnico Rodrigo Campos ao DDE.
Corinthians
Atual campeão brasileiro e da Libertadores feminina, o Corinthians desponta na Supercopa do Brasil como um dos favoritos ao título. O time paulista se reapresentou em 10 de janeiro e reforçou o já qualificado elenco para brigar pelo inédito troféu para sua galeria de conquistas. O clássico das quartas de final contra o Palmeiras, inclusive, será uma reedição da final da Série A1 da última temporada.
Ao longo das semanas, dos dias de treino, a gente vai progredindo, evoluindo, deixando cada vez mais complexo e intenso para que a gente chegue a fazer uma grande apresentação na estreia. É um jogo mata-mata em uma competição nova, que a CBF está fazendo. A gente espera representar bem, assim como a gente vem fazendo em todas as competições", prospectou Arthur Elias.
Palmeiras
Vice-campeão nacional, o Palmeiras iniciou a temporada em 13 de janeiro de olho na conquista da Supercopa do Brasil. Além de garantir a permanência das principais peças da última temporada, o alviverde paulista também focou em contratações importantes, entre elas a atacante Bia Zaneratto e a meio-campista Andressinha. Ter uma forra diante do rival Corinthians, inclusive, é um dos objetivos do ano.
“É muito importante a forma com que o Palmeiras lida com o futebol feminino, com investimento. Espero completar esse ano com títulos coletivos, que é o que o Palmeiras busca, e eu também. Ter um elenco competitivo faz com que a gente conquiste títulos ao longo do ano, e como esse é um ano cheio, quanto mais tivermos contratações, isso só vai contribuir para o time”, analisou Bia Zaneratto.
Flamengo
Para 2022, o Flamengo se jogou no mercado da bola para qualificar o elenco feminino com meta de voltar a brigar por títulos e esquecer a queda na primeira fase da última Série A1. A Supercopa é o primeiro passo do novo momento. Sob a batuta do técnico português Luis Andrade, o time tem reforços de peso como Duda e Maria Alves. Na nova temporada, o rubro-negro carioca quer muito mais do que um coadjuvante de luxo.
“É um orgulho imenso chegar ao Flamengo. Me sinto preparado para este desafio que será importante na minha carreira e sei da responsabilidade de representar mais de 42 milhões de rubro-negros espalhados pelo mundo. Agora, é hora de trabalhar com muito empenho para conduzir o clube ao topo. Vim para conquistar títulos”, garantiu o Mister português da equipe feminina do clube carioca.
Esmac
Recém-promovida para a elite do futebol nacional, o Esmac-PA quer dar um cartão de visitas convincente na Supercopa do Brasil diante de um rival com o peso do Flamengo. Para deixar o grupo mais experiente, o time paranaense foi ao mercado e trouxe contratações de outros estados, mas também investiu em apostas das categorias de base, prática antiga da agremiação. O time começou os trabalhos em 6 de janeiro.
"É uma experiência nova. Estamos muito focadas. Vai ser um grande jogo, ainda mais que vai ser transmitido em rede nacional. A gente está conversando bastante desde que voltei do empréstimo do Remo na semana passada. As meninas já estavam ativas, treinando, e vai ser um jogo importante, uma vitrine muito boa no cenário nacional", destacou a volante Lora Capanema, em entrevista ao programa Último Lance.
- Agenda da Supercopa do Brasil
- Quartas de final
- Sexta-feira, 4 de fevereiro
- 19h – Internacional x Real Brasília – SporTV
- 21h30 – Grêmio x Cruzeiro – SporTV
- Domingo, 6 de fevereiro
- 10h30 – Corinthians x Palmeiras – TV Globo (para São Paulo) e SporTV
- 10h30 – Flamengo x Esmac-PA – TV Globo (para o Rio de Janeiro) e SporTV3
- Semifinais
- Quarta-feira, 9 de fevereiro
- 15h30 – Semifinal 1 – TV Globo e SporTV
- 18h – Semifinal 2 – SporTV
- Final
- Domingo, 13 de fevereiro
- 10h30 – Final – TV Globo e SporTV
- Expediente
- Distrito do Esporte - Guia da Supercopa Feminina do Brasil 2022
- Textos: Danilo Queiroz, João Marcelo Pepi e Michael Nunes
- Edição e revisão: Danilo Queiroz e João Marcelo Pepi
- Artes: Danilo Queiroz
- Projeto Visual: Danilo Queiroz