Por Danilo Queiroz
Conforme as rodadas vão passando, a Segunda Divisão do Campeonato Candango vai tomando forma e separando o joio do trigo na briga pelo acesso para a primeira divisão de 2020. Na sexta rodada da competição, disputada nos dois dias deste fim de semana, cinco jogos desenharam ainda mais o panorama. Com os resultados, a zona de classificação continua sendo povoada por Paranoá e Ceilandense. Na parte de baixo da tabela, os três últimos colocados acabaram sendo eliminados precocemente.
O sábado (28/9) foi um dia de bastante movimentação dentro e fora de campo na Segundinha. Apesar dos problemas que envolveram a liberação do estádio Serejão, o Brasília conseguiu atuar diante do Cruzeiro na arena de Taguatinga. Porém, o placar de 0 a 0 acabou sendo ruim para os dos times, que acabaram se distanciando da briga pelo acesso para o Candangão. Já no JK, o Legião visitou o CFZ, saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0 e se mantém firme em busca de um lugar na elite.
Botafogo 2 x 1 Samambaense
Abrindo o domingo (29/9) de Segundinha, Botafogo e Samambaense jogaram pela manhã no gramado do estádio do Serejão. Apesar do melhor futebol apresentado pelo alvinegro, quem abriu o placar foram os visitantes, quando David aproveitou escanteio para marcar de peixinho. Depois de muita insistência e diversas chances criadas, o Fogão empatou com Regino. A virada veio no final do primeiro tempo com gol de Wellington, que decretou o placar final do jogo: 2 a 1.
Com os três pontos somados com o triunfo, o Botafogo chegou aos doze e ocupa a terceira posição na classificação. Estacionado em oitavo com apenas três pontos ganhos, o Samambaense não tem mais condições de alcançar o acesso para o Candangão e está eliminado da Segundinha. Na sétima rodada, o alvinegro terá pela frente o lanterna Samambaia no sábado (5/10). No dia seguinte, a Pantera entra em campo apenas para cumprir tabela diante do Paranoá.
Paranoá 2 x 1 Planaltina
Na tarde de domingo (29/9), no estádio JK, o Paranoá fez a alegria do seu torcedor mais uma vez ao vencer o Planaltina, pelo placar de 2 a 1, e deu mais um importante passo na corrida pela classificação para a elite do futebol candango em 2020. Com gols de João Magalhães e Dogão, a Cobra Sucuri chegou ao terceiro triunfo seguido na competição de acesso. O gol de desconto dos visitantes foi marcado pelo meio-campista nigeriano Emannuel Chimaobi.
Com o resultado, o Paranoá segue na liderança da Segundinha, agora com 14 pontos somados. Com a derrota, o Planaltina parou nos sete pontos, o que vale o sétimo lugar na tabela, e vê o acesso para o Candangão um pouco mais distante. Na sétima rodada, o Galo jogará no sábado (5/10) quando receberá o já eliminado CFZ. No domingo (6/10), a Cobra Sucuri terá um compromisso fora de casa contra o Samambaense, outro time sem pretensões na divisão de acesso.
Samambaia 0 x 1 Ceilandense
Na tarde de domingo (29/9), o estádio Serejão, em Taguatinga, recebeu mais um confronto de opostos na tabela e colocou frente à frente o lanterna Samambaia e o vice-líder Ceilandense. Mesmo jogando fora de casa, o time rubro-negro aproveitou sua superioridade técnica para vencer a Cobra-Cipó, somar mais três pontos e continuar firme na luta pelo acesso. O time comandado pelo técnico Flu chegou ao triunfo com gol marcado por Klelvin Gibson.
Com mais uma derrota (a quinta na competição), o Samambaia continua na lanterna com apenas um ponto e está eliminado da Segunda Divisão do Candangão. Chegando aos 13 pontos, o Ceilandense continua no segundo lugar e mantém a caça ao Paranoá. Na sétima rodada, a Cobra-Cipó joga novamente como mandante no sábado (5/10) diante do Botafogo. No domingo (6/10), o rubro-negro também retornará aos seus domínios para medir forças com o Brasília.