A rodada cinco do quadrangular semifinal do Campeonato Candango transformou a definição da segunda vaga na final do torneio local – o Brasiliense foi o primeiro garantir um lugar na decisão – em uma briga particular de dois gigantes do futebol candango. Com os resultados deste domingo (10/5), Ceilândia e Gama ficaram como os únicos times com possibilidade de rivalizar com o Jacaré pela taça.
Atual segundo colocado, o Gato Preto chegou aos oito pontos na disputa. Logo atrás, o Gama tem cinco. Na rodada derradeira do quadrangular semifinal, os times precisam, basicamente, ganhar os seus jogos. No caso do alviverde, a classificação para terceira final em sequência contra o Brasiliense viria apenas com um tropeço do alvinegro. Com somente um ponto ganho, o Luziânia está eliminado.
Ceilândia 1 x 1 Brasiliense
O Ceilândia conseguiu um feito que nenhum outro time alcançou na atual edição do Candangão: tirou pontos do Brasiliense. No estádio Abadião, o alvinegro entrou em campo dependendo apenas de suas forças para ir à final. O empate por 1 x 1, porém, dizimou qualquer chance de classificação antecipada do alvinegro. O Gato Preto, entretanto, ainda depende de suas próximas forças na rodada final.

Os gols ficaram reservados para a segunda etapa. Aos cinco minutos, Zé Love escorou cruzamento de Didira e abriu o placar para o Brasiliense. O Ceilândia chegou ao empate aos 27 minutos, também em jogada pelas pontas do gramado. Em cobrança de falta, Andrezinho colocou a bola na cabeça de Liel. O zagueiro subiu mais alto do que a marcação e concretizou um ponto para cada lado na classificação.
Gama 3 x 1 Luziânia
A primeira combinação de resultados que o Gama precisava para manter vivas as chances de classificação para a final foi concluída com sucesso. No estádio Defelê, o alviverde não deu sopa para o azar e venceu por 3 x 1. Depois de um primeiro tempo equilibrado e sem gols, o Periquito descarregou o caminhão na etapa final. Aos 11 minutos, Mirray recebeu na entrada da área e bateu com categoria para inaugurar o marcador.

De pênalti, Caíque ampliou para o Gama aos 16 minutos. Oito minutos depois, o camisa nove alviverde teve uma nova oportunidade na marca da cal, mudou o canto da cobrança e colocou o alviverde em situação bastante confortável. Aos 31, o Luziânia encontrou o caminho da rede. Jhonatan passou para Dadinho chutar firme para diminuir. O gol, porém, não fez diferença no resultado e o Periquito garantiu três pontos.
O que vem por aí?
As duas partidas da última rodada do quadrangular semifinal serão disputadas na próxima quarta-feira (12/5), às 15h30. O Gama vai até o estádio Serejão para disputar o clássico contra o Brasiliense. No Serra do Lago, o Ceilândia visita o Luziânia. As contas para cada um são simples: o alviverde avança se vencer, aliada a uma derrota do alvinegro. Dependendo apenas de si, o Gato Preto passa com vitória.