O Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro receberá o Brasília International Open no próximo mês. O evento de jiu-jítsu, programado para os dias 3 e 4 de dezembro, reunirá atletas a partir dos 16 anos de nove categorias masculinas e femininas. A competição terá duas modalidades, com e sem kimono, e faz parte do cronograma oficial da IBJJF, sigla em inglês para Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro, e da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ).
Os atletas que desejam competir deverão se inscrever na competição até 25 de novembro mediante ao pagamento de uma taxa pelo site da CBJJ. O campeonato é organizado pela International BJJ Inc em parceria com a IBJJF e com a CBJJ. Ao todo, serão nove categorias masculinas e femininas (juvenil, adulto e masters 1 até 7), divididas em modalidade com kimono e a outra sem kimono, a No Gi.
A primeira categoria é a juvenil com atletas nascidos em 2006 e 2005. Lutadores com ano de nascimento entre 1992 e 2004 comporão o grupo adulto. Os masters foram divididos em sete níveis: master 1 (atletas com nascimento anterior a 1992), master 2 (anterior a 1986), master 3 (anterior a 1981), master 4 (anterior a 1976), master 5 (anterior a 1971), master 6 (anterior a 1966) e master 7 (anterior a 1971).
A categoria juvenil compreenderá atletas das faixas branca, azul e roxa. Master 6 e master 7 terá lutadores das faixas azul, roxa, marrom e preta. Todas as outras categorias terão todas as cores (branca, azul, roxa, marrom e preta). Segundo a organização, o atleta que comprovar ser faixa-preta de judô, tiver experiência comprovada em wrestling, luta olímpica ou greco-romana, tiver lutado MMA profissionalmente ou de forma amadora, não poderá participar de nenhum campeonato como faixa-branca.
Veja mais:
Tabelas de peso
As tabelas de peso da competição seguirão o modelo da IBJJF. Para os homens, iniciará do peso galo (máximo de 53,5 kg para juvenil e 57,5 kg para adulto e masters), pluma, pena, leve, médio, meio-pesado, pesado e termina com o super pesado (89,3 kg para juvenil e 100,5 kg para adulto e masters). Ainda há o pesadíssimo, categoria acima da super pesado e sem limite de peso.
No feminino, as tabelas de peso diferem da modalidade masculina. Inicia com o peso galo (44,3 kg para juvenil e 48,5 kg para adulto e masters) e finaliza com o pesado, peso máximo de 69 kg para juvenil e 79,3 kg para adulto e masters, passando por pluma, pena, leve, médio e meio pesado. O super pesado não tem peso máxima. A categoria pesadíssimo não existe na modalidade feminina.
Ainda há o peso absoluto para o masculino e feminino, e varia de acordo com as regras do evento. Para o Brasília Open, o peso absoluto será para os atletas que ficarem em 1°, 2° ou 3° em suas categorias. Para a faixa branca, em todas as categorias, não haverá categoria absoluto. A categoria juvenil, nas faixas azul e roxa, terão duas categorias: absoluto leve, de galo a leve; e absoluto pesado, de médio a pesadíssimo.
Informações do evento
O Brasília International Open ocorrerá em dois dias em dezembro, 3 e 4, no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, localizado no SHCES Quadra 811. A checagem geral dos atletas será em 30 de novembro e dois dias depois, 2 de dezembro, será divulgado o cronograma com os horários do evento e também a chave com os confrontos. A entrada para o público será franca durante a competição.