Por João Marcelo Pepi e Bruno H. de Moura
Após dez jogos valendo pela fase classificatória, Real Brasília e Minas Brasília iniciaram a manhã deste sábado (27/11) disputando o título do Campeonato Candango de Futebol Feminino 2021. As Leoas do Planalto chegaram a decisão com uma campanha invicta de oito vitórias e dois empates. Já “As Minas” ostentam sete vitórias, um empate e duas derrotas. A grande final também era marcada pelo confronto do melhor ataque, Minas Brasília com 46 gols, e a melhor defesa, Real Brasília com apenas quatro tentos sofridos. No fim, melhor o Real Brasília que conquistou seu terceiro título ao vencer por 2 a 1.
A etapa inicial foi bem disputada, mas sem muitos ataques que assustassem as goleiras das equipes. A primeira finalização ocorreu apenas aos nove minutos e foi direto para o fundo das redes, com gol de Geovana Alves, abrindo o placar na final. Melhor tecnicamente no segundo tempo, as equipes marcaram um gol cada. O Minas Brasília empatou em um belo gol de Manu e já nos acréscimos, Geovana Alves marcou seu segundo gol e deu o terceiro título para o Real Brasília.
Real Brasília sai na frente
Com começo muito truncado, as equipes não apresentaram perigo durante os minutos iniciais. E na primeira finalização do confronto, o primeiro gol. Rafa Soares passa a bola para Geovana Alves e a centroavante disputa com a zaga, mas fica com a sobra e com muita classe, chuta de fora da área e não dá chances para a goleira Karen, abrindo o placar na final. Aos 17′, falta na entrada da área para o Minas Brasília, mas a jogada ensaiada não deu certo e a equipe perdeu uma grande chance de assustar a defesa do Real Brasília.
Aos 18′, Camila Pini chutou de muito longe, mas saiu fraco e Karen defendeu sem dificuldades. Com 30′, Dani Silva recebeu a bola na entrada da área pelo lado direito de ataque, cortou a zagueira e chutou colocado, tirando tinta da trave direita de Karen. Aos 36′, Jéh bate falta na entrada da área, mas Flávia Guedes defende com tranquilidade. Cinco minutos depois, Marcela Guedes recebeu bom passe, avançou, entrou na área, chutou de bico para o gol e Karen, bem postada, defendeu.
Aos 42′, Isa toca para Karla, a atacante avança pelo campo de ataque e chuta forte, mas a bola sai pela linha de fundo. Nos minutos finais, quase o segundo gol do Real Brasília. A jogada iniciou com uma tentativa mal sucedida de jogada ensaiada em uma falta, mas a defesa do Minas Brasília afastou mal e o ataque das Leoas do Planalto recuperaram a posse de bola. Gaby Soares fez bom cruzamento na área e após indecisão da zaga, Marcela Guedes, sozinha, cabeceou para fora, perdendo grande chance de aumentar o placar.
Um gol para cada e título para o Real Brasília
Nos minutos iniciais da segunda etapa, o Real Brasília já contou com uma perda: a saída precoce por contusão da zagueira Isabela Melo, entrando Jamille em seu lugar. Aos oito minutos, Nenê tentou cabecear de fora da área, mas Flávia Guedes estava atenta e defendeu bem. Aos dez minutos, Camila Pini cobra falta de muito longe e tira tinta do travessão da arqueira do Minas Brasília, Karen. Com 14′, Jéh cobrou falta rasteira e Flávia Guedes bateu roupa, soltando a bola no pé de Pelé, mas a jogadora do Minas Brasília não aproveitou e finalizou para fora.
Com placar favorável e ainda contanto com a vantagem do empate, o Real Brasília controlava o confronto e a partida ficou picotada, com faltas mais duras e cartões amarelos dados para duas jogadoras: Isa, pelo Minas Brasília, e Gaby Soares e Camila Pini, do Real Brasília. Aos 29′, Jéh cobrou falta na área e Flávia Guedes saiu mal do gol, mas o ataque do Minas Brasília não aproveitou. Aos 37′, Camila Pini cobra falta no canto e Karen faz ótima defesa.
Dois minutos depois, Dani Silva cobrou falta e encobriu a goleira Karen, mas a bola acertou o travessão do Minas Brasília. Aos 40′, a zaga do Real Brasília afastou mal e a bola sobrou para Manu, que deu um drible curto e chutou de longe, fazendo um lindo gol no estádio Defelê e empatando o confronto. Aos 44′, Geovana Alves limpa a zaga e chuta bem, mas Karen faz ótima defesa. No rebote, Dani Silva chuta e Karen joga para escanteio.
Na cobrança, a bola sobra para Geovana Alves e a centroavante aproveita para empurrar a bola para o fundo das redes e ampliar o placar para o Real Brasília, deixando a equipe bem próxima do terceiro título. Aos 50′, Dani Silva cobra falta muito bem e Karen voa para fazer uma incrível defesa, que ainda viu a bola bater na trave. O lance foi o último de perigo antes do árbitro Maguileson apitar o fim do confronto e a torcida das Leoas do Planalto comemorarem o terceiro título consecutivo – e invicto – da equipe.
Pode gritar tricampeão, Real Brasília!
E ninguém para as Leoas do Planalto! No terceiro ano que disputa o Candangão Feminino, o Real Brasília conquistou novamente a competição. Em todos os seus títulos da equipe, o adversário foi o mesmo: Minas Brasília. Na primeira vez que participou, em 2019, o Real foi campeão após dois jogos na final com um empate em 1 a 1 e uma vitória por 2 a 0. No ano seguinte, vitória por 2 a 1 em jogo único. E em 2021, também em confronto de uma partida somente, as Leoas venceram por 2 a 1, dois gols de Geovana Alves.
Real Brasília 2
Flávia Guedes; Natasha Rosas, Rafa Soares, Isabela Melo (Jamille 🟨), Bruna Natieli; Sassá, Gaby Soares 🟨 (Luciana), Camila Pini 🟨; Daniela Silva, Marcela Guedes (Carol Gomes) e Geovana Alves ⚽️⚽️🟨.
Técnico: Adilson Galdino
Minas Brasília 1
Karen; Luana, Lay, Isa 🟨, Jéh 🟨; Gabi Arcanjo 🟨, Robinha (Farinon), Pelé, Kati; Nenê e Karla (Manu ⚽️).
Técnico: Pablo Rizza