20.5 C
Brasília
segunda-feira, 14 de abril de 2025

GDF e COB assinam acordo para realização dos Jogos da Juventude em Brasília

Solenidade com autoridades oficializou a realização da competição na capital, entre 10 e 25 de setembro. Veja modalidades e locais de disputa

- Continua após a publicidade -

Faltava somente um passo burocrático, mas, agora, os Jogos da Juventude de 2025 estão oficialmente confirmados para Brasília. Nesta terça-feira (8/4), representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estiveram em solenidade realizada no Palácio do Buriti para assinaram o acordo de cooperação do evento. O ato garante a passagem da disputa pela capital federal, entre 10 e 25 de setembro.

Mesmo antes da assinatura do acordo de cooperação, COB e GDF trabalhavam nos bastidores para garantir o retorno dos Jogos da Juventude em Brasília após sete anos. Ao todo, serão 19 modalidades em disputa nos mais diversos locais espalhados pela capital federal. Espaços como o Parque da Cidade, o Iate Clube, a Asceb, a Ponte JK e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) estão indicados como palcos.

A expectativa prevê a reunião de mais de 7 mil pessoas em Brasília durante os 15 dias de Jogos da Juventude. O quantitativo envolve atletas, comissões técnicas e outros membros das delegações enviadas por todos os estados brasileiros. Com a presença dos grupos, o governo local espera movimentar o cenário esportivo e a cadeia econômica da capita federal.

- Continua após a publicidade -

“É a continuidade e a consagração dos grandes eventos esportivos no DF. Tivemos vários eventos aqui, dois Jebs (Jogos Escolares Brasileiros, 2022 e 2023) e um Jubs (Jogos Universitários Brasileiros 2024). Acredito que isso consagra o DF naquilo que ele é vocacionado para ser: a capital da República. Somos um pedacinho de cada um dos estados e precisamos realmente ser a casa de todos os brasileiros. É um orgulho muito grande estar recebendo novamente esse evento”, destacou a vice-governadora Celina Leão.

O discurso foi complementado por Marco La Porta, presidente do COB. “Estamos mostrando que o COB precisa buscar a modernidade”, ressaltou o mandatário, tecendo elogios à capital federal. “Brasília oferece uma estrutura fantástica. Não tenho dúvida da capacidade que a cidade tem de sediar eventos devido ao setor hoteleiro, ao transporte e às instalações esportivas que oferecem as melhores condições para os jogos”, analisou.

Modalidades dos Jogos da Juventude

— Águas abertas: Iate Clube;
— Atletismo: Universidade de Brasília (UnB);
— Basquete: Asceb, Maristinha, Maristão, Clube do Exército do SMU;
— Ciclismo: Avenida do Exército, SMU;
— Esgrima: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB);
— Futsal: Colégio La Salle de Brasília, AABB, Apcef, Cief;
— Ginástica Artística: Pavilhão do Parque da Cidade;
— Ginástica Rítmica: Cassab;
— Handebol: Colégio La Salle de Brasília, AABB, Apcef, Cief;
— Judô: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB);
— Natação: Complexo Aquático Ayrton Senna;
— Taekwondo: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB);
— Tênis de Mesa: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB);
— Tiro com Arco: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB);
— Triathlon: Orla da Ponte JK;
— Voleibol: Iesplan, Maristinha, Maristão, Clube do Exército do SMU;
— Vôlei de Praia: Parque da Cidade;
— Wrestling: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE