As homenagens a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, seguem acontecendo em todo o Brasil sete dias após o falecimento do histórico jogador de futebol por complicações causadas por um câncer de cólon. Na terça-feira (3/1), o Governo do Distrito Federal (GDF) endossou os tributos e decidiu batizar o Túnel de Taguatinga com o nome do maior atleta de todos os tempos.
Considerado a maior obra viária em andamento no Brasil, a intervenção no centro de Taguatinga tem inauguração total prevista para o primeiro semestre de 2023. Até então, seguindo um padrão da capital federal, o empreendimento não tinha um nome oficial. Com a morte do ex-jogador, o governador Ibaneis Rocha decidiu batizar com a nomenclatura Túnel Rei Pelé.
A notícia foi divulgada, inicialmente, pelo jornal Correio Braziliense e confirmada a outros veículos pela assessoria de imprensa do governador do Distrito Federal. A homenagem brasiliense foi feita no dia do sepultamento de Pelé. O corpo do Rei do Futebol recebeu tributos em um velório de 24h no Estádio Vila Belmiro, em Santos, antes de ir ao mausoléu do Memorial Necrópole Ecumênica.
O Túnel Réi Pelé será o segundo espaço público do Distrito Federal inaugurado com o nome do maior jogador de todos os tempos. Nos anos 1960, um estádio da capital foi batizado de Edson Arantes do Nascimento e, popularmente, virou o Pelezão. A arena, localizada no Guará, ficou pouco tempo em funcionamento. A desativação ocorreu na década de 1980, com a demolição total realizada em 2009.