Por Michael Nunes
No confronto dos desesperados, Gama e Formosa se enfrentaram pela quinta rodada do Campeonato Candango na tarde desta terça-feira (6/4), no estádio Abadião, em Ceilândia. Com os resultados ruins das últimas rodadas, ambos os times figuravam na zona de rebaixamento do torneio local e tinham a vitória como única saída para manter as esperanças de se salvar. O Periquito foi o único a alcançar o objetivo. O atual bicampeão candango venceu por 2 a 0, deu um salto na tabela e, agora, respira mais aliviado. O atual bicampeão amargava a penúltima posição do grupo A, com apenas 4 pontos somados. Na última partida, o Periquito ficou no 0 a 0 contra o Santa Maria.
Com as duas equipes precisando do resultado, ambas preferiram começar a partida com cautela e analisando as possibilidades de jogo. A primeira iniciativa partiu da equipe do Formosa, porém, sem êxito algum. Já o Gama, com o decorrer da partida, querendo evitar sustos maiores também foi em busca do resultado, tendo conseguido abrir o placar aos 30 minutos com Ueslei. Na etapa final, precisando reverter a desvantagem, a equipe do entorno teve boas oportunidades, mas não conseguia converter em chances de gol. Com isso, o Alviverde aproveitou a desatenção da defesa do Formosa, e Gustavo deu números finais ao jogo: 2×0, Gama.
Gama aproveita chance e sai na frente
O jogo rolou no Abadião, os primeiros minutos foram de bastante estudos e muita correria de ambos os times. O Gama buscava mais as jogadas pelo lado esquerdo, sempre com a bola passando pelos pés de Pipoca. E quem teve a primeira chance foi Formosa, Ivan Lima cruzou na medida para João Paulo, que cabeceou tirando do goleiro, com a bola raspando a trave.
O Formosa cresceu em campo, passando a ter mais posse de bola, além de investir nos cruzamentos. A partida ficou parelha, O Gama assustou em uma falta da intermediária: Igor bateu forte, a bola desviou na barreira, obrigando o goleiro Calchi operar um milagre de mão trocada. A situação das duas equipes resultaram em uma partida muito movimentada. Mais correria e vontade do que qualidade técnica, as equipes estavam nervosas em campo.
O forte calor castigava os atletas, após o tempo de hidratação, a equipe do Gama continuou buscando o jogo, porém o nervosismo atrapalhava o bicampeão do DF. Aos 30 minutos, Uesley, recebeu um cruzamento de Pipoca, ele fez tabelinha com o Lila e encheu o pé de direita no canto direito do Calchi: Gama na frente.
Por pouco Caíque não ampliou para o Periquito, o camisa 9 ligou o nitro foi avançando e bateu forte, a bola passou rente a trave. O Gama continuou em cima até o fim da primeira etapa.
Vitória e alívio gamense
A etapa final começou com Gama em cima desde os primeiros minutos, Fernandinho entrou bem e fez uma bonita jogada de infiltração e por pouco não saiu o segundo. O Formosa também atacava a derrota levava a equipe matematicamente para a segunda divisão. O Formosa chegou bem pelo lado Direito, Edu Lima invadiu a pequena área, e foi travado na hora certa por Ronaldo.
Formosa continuou em cima, mas faltava capricho no último passe. O Gama mais uma vez perdeu um gol claro, quando Fernandinho deu um passe açucarado para Caíque, que tirou o zagueiro e cara a cara com o goleiro o camisa 9 bateu por cima. O Formosa também teve a chance com Danilo Lima, ele recebeu um cruzamento na pequena área, dominou bonito bateu forte, assuntando o goleiro Matheus.
Como no primeiro tempo o Gama fez o segundo gol aos 30 minutos. Gustavo recebeu um presente de Igor Paim dentro da pequena área e só escorou, Gama 2 a 0. Fim de jogo, o periquito volta a vencer chega a terceira posição e respira bem.
GAMA – 2
Matheus, Ronaldo, Kasado, Igor, Pipoca, Junior Alves, Ueslei, João Vitor (Fernandinho), Caíque, (Gustavo), Lila (Igor Paim), João Gabriel (Daniel Alagoano)
FORMOSA – 0
Rodrigo Calchi, Bahia, Carlão, Xuxa, Janderson, Ivan Lima, (Marra) Danilo Lima, (Daniel Xavier) Edu Amparo, João Paulo, Erick (João Manuel) e João de Deus (Pedro Felipe)
Só digo uma coisa: Time grande não cai !!!