Temos a primeira equipe DF classificada para o mata-mata desta Copinha. Na tarde desta segunda-feira (8), com um gol marcado no primeiro minuto de partida, o Gama venceu o Rondoniense por 1 a 0 e garantiu a vaga na fase eliminatória da competição. Ambas as equipes disputavam a vaga restante da chave na segunda fase da competição. Agora , o alviverde espera o resultado do duelo entre Ferroviária-SP e São Paulo, pela última rodada do Grupo 7, para conhecer o adversário da segunda-fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
- Capital ganha do Tietê e se aproxima de vaga no mata-mata da Copinha
- Copinha 2024: Em partida recheada de golaços, Gama é derrotado pelo Ceará
Primeiro tempo:
Ciente da importância da vitória, Jonathan Gabriel, treinador do Gama, realizou mudanças e montou uma equipe mais ofensiva para o duelo. De cara, trocou (x) peças: Matheus Mendes na vaga de Kelvin, Neres na vaga de Toró. Assim, a equipe iniciou a partida com dois centroavantes de origem, e acabou por dar certo: com menos de dois minutos de partida, Dudu tocou a bola para dentro da área, que caiu nos pés para Sousa, que chutou duas vezes em cima da defesa. O segundo rebote nos pés de Neres, que bateu firme no ângulo para marcar o seu segundo gol na competição.
Após o gol, o Gama soube controlar o resultado. Com toques de bola e paciência para criar espaços, o alviverde quase ampliou o placar: aos 30′, Mendes lançou Walmir na entrada da grande área, que bateu colocado e obrigou defesa do goleiro Dênis. Aos 22′, Luiz passou para Neres, ainda no meio-campo, que desceu com liberdade e bateu firme para a defesa do arqueiro adversário. Por sua vez, o Rondoniense apostava em contra-ataques, mas sem efetividade. A única defesa do gamense Wallace foi em um lance de impedimento: Daniel Santo encontrou Bruno pela direita, saiu em velocidade e bateu em cima do goleiro.
Segundo tempo:
O Rondoniense voltou do intervalo em cima e teve três chances em sequência: com apenas trinta segundos da segunda etapa, a equipe fez boa jogada e quase empatou com Victor Hugo, que acabava de entrar na partida. O goleiro Wallace saiu bem e ficou com a bola. Na segunda, Kelvin fez fata na intermediária, o camisa 15 bateu e Valdson, zagueiro do rondoniense, desviou pelo lado esquerdo da meta. Na terceira, quase uma lambança: o beque gamense Luan protegeu a chegada do atacante adversário, para que Wallace encaixasse a bola, que escapuliu das mãos do goleiro, e caiu nos pés de Breno, que perdeu uma chance incrível com o gol aberto.
Após a pressão inicial, o Rondoniense seguiu tocando a bola, sem agredir o a equipe gamense, que estava com a marcação encaixada. Mesmo com a posse, o time de Rondônia tinha deficiência na finalização e no último terço do campo. A emoção tomaria conta novamente nos últimos minutos. Aos 45′, Gustavo Teles lançou para Daniel Blanco, que bateu firme e obrigou grande defesa de Wallace. Faltando três minutos para o apito final., Rafiq fez a finta e passou por dois gamenses, até chegar à linha de fundo e cruzar para Kauã, de baixo da trave, isolar a bola. Ainda sobrou tempo para Félix matar uma jogada na linha intermediaria, que resultou na expulsão do camisa 16 alviverde.
Gama – 1
Escalação: Wallace; Dudu (Jadílson), Luan, Xandy, Carlão, Jonathan Washington (Thiago Mazega); Matheus Sousa Matheus Mendes 🟨(Kellvin) , Neres 🟨⚽ (Matheus Félix); Walmir (Rafinha) e Luiz Felipe
Técnico: Jonathan Gabriel
Rondoniense – 0
Escalação: Dênis; Bruno Baptista (Douglas Lapa), Yuri Kauan, Valdson (Daniel Blanco) ,Lucas Chagas 🟨 ; Gustavo Téles; Gabriel Veríssimo, Hiago Oliveira (Rafiq), Daniel Santo (Victor Hugo); Breno e Cauê Dória (Luan Marques)
Técnico: Fabiano Braz