O Estádio Serejão foi pintado de verde na manhã deste domingo (3/11). O Brasiliense recebeu o Gama em casa para a terceira rodada da Copa Brasília Sub-20. O Jacaré dominou em boa parte dos 90 minutos, mas viu o Periquito abrir o placar no primeiro tempo e segurar o resultado de 1 a 0 até o final. Com o resultado, o Alviverde chegou aos seis pontos, enquanto o esquadrão amarelo estacionou nos quatro.
O clássico começou muito movimentado e os 45 minutos iniciais pegaram fogo. O Brasiliense teve mais chances na etapa inicial, mas acabou esbarrando nas defesas de Celso e no próprio erro nas finalizações. O Gama aproveitou após um escanteio cobrado pelo lado esquerdo e abriu o placar. No segundo tempo o Jacaré continuou na pressão e chegando muito mais ao ataque do que o clube Alviverde, porém, o esquadrão amarelo continuou pecando na hora de finalizar e não balançou as redes.
Gama sai na frente no primeiro tempo
A primeira oportunidade no clássico foi do Brasiliense. Depois de falta marcada pelo lado esquerdo próximo da área, Schimaltz bateu fechado, com o intuito de alguém desviar para o gol, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo. No lance seguinte quase os donos da casa abrem o placar. Novamente o camisa número oito arriscou de longe, desta vez da intermediária, obrigando o goleiro gamense a praticar a defesa.
Na sobra, Gelado finalizou na meta adversária e mais uma vez Celso defendeu. No contra-ataque, o Gama respondeu. André Filipe deu bela enfiada para Rafael Silva, que chutou de dentro da área, porém, a redonda foi desviada e saiu pela linha de fundo. Na sequência, após cobrança de escanteio, Hudson saiu mal e John cabeceou para o gol, que estava vazio, 1 a 0.
O primeiro tempo estava movimentado e mais uma vez o Brasiliense assustou Celso. Depois de cobrança de escanteio, Montanha subiu alto e cabeceou para o gol, a pelota acabou saindo por cima do travessão. Sete minutos depois, quase o empate. Depois de boa jogada pelo lado direito, Schimaltz recebeu na altura da marca do pênalti e bateu para o gol, mas Celso defendeu.
Aos 25′ foi a vez do Kersul testar o arqueiro adversário. Ele arriscou de fora da área, obrigando o goleiro gamense a fazer a defesa. Depois o Jacaré chegou outras vezes, mas pecava na hora da finalização, deixando os torcedores presentes revoltados com tanto desperdício das chances criadas. Enquanto isso, o Gama tentava chegar com perigo através dos contra-ataques.
O Brasiliense continuou chegando muito mais ao ataque e ficando muito mais com a bola. Na parte final do primeiro tempo, as chances claras de gol foram ficando escassas e o jogo ficou mais concentrado na intermediária de ataque do Jacaré. Marcello Rudá, árbitro da partida, encerrou a etapa inicial aos 47 minutos.
Clique e saiba mais
- Após subir de divisão, Sobradinho anuncia primeira renovação para 2025
- Brasília rompe a barreira dos 100 pontos e bate o Corinthians no NBBE
- Capital renova com pilares do sistema defensivo do Candangão 2024
Gama segura pressão do Brasiliense e vence por 1 a 0
Assim como na etapa inicial, o Brasiliense começou atacando o adversário. Schimaltz cobrou falta na área, Lucena subiu e cabeceou por cima do gol, assustando o goleiro Celso. No lance seguinte, mais uma vez o camisa número oito cobrou falta, desta vez a bola explodiu no travessão. Na sobra, o Jacaré balançou a rede, mas Douglas do Santos Penha marcou impedimento.
O tempo foi passando e o Brasiliense continuava em busca do empate. O clube até armava bem as jogadas, mas ainda continuava pecando na hora da finalização, assim como em algumas chances durante os 45 minutos iniciais. Aos 24′, Josué fez uma falta forte e acabou tomando o segundo cartão amarelo e, consequentemente, expulso da partida. Com isso, o Gama ficou o restante do jogo com um jogador a menos.
O Jacaré voltou a finalizar na sequência, com Schimaltz. A redonda acabou passando próximo ao travessão de Celso, mas foi para fora. Depois, Montanha recebeu na direita, cortou para o meio e finalizou de esquerda para o gol, obrigando o goleiro gamense a espalmar e tirar o perigo da área. Com a aproximação da parte derradeira da partida, os ânimos estavam exaltados, com a torcida reclamando bastante do treinador Gabriel Teixeira.
O Brasiliense foi para o tudo ou nada e continuou se jogando ao ataque em busca do empate. Aos 39′, Vitinho fez boa jogada e bateu na entrada da área, Celso defendeu em dois tempos. O Gama respondeu cinco minutos depois, obrigando Hudson a defender. Aos 46′, Pedro Rian quase empatou para o Jacaré, após cabecear a bola no travessão. Em seguida, novamente o camisa número 21 finalizou, mas a redonda foi desviada para fora. Aos 52′, Marcello Rudá encerrou a partida.
O que vem por aí na Copa Brasília Sub-20?
Na próxima rodada, a quarta da competição local de categorias de base, ambos os times entrarão em campo na quarta-feira (6/11). O Brasiliense visita o Paranoá, enquanto o Gama recebe o Canaã. Todos os detalhes das partidas, como horário e local, serão definidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal. Além do clássico entre Jacaré e Periquito neste domingo (3/11), Canaã x Real Brasília e Capital x Paranoá se enfrentam no turno vespertino.
Brasiliense 0
Escalação: Hudson; Dharlyson (Juninho), Ibson 🟨, Lucena e Hugo Mendes; Gabriel Planta, Schimaltz 🟨(Vitinho), e Kersul; Gelado (Pedro Rian), Montanha e Ronygol (Isaac)
Técnico: Gabriel Teixeira
Gama 1
Escalação: Celso; John ⚽🟨(Fabrio), Igor, Juan e João Ceccatto (Josué 🟨🟥); Pedro Lucas, Andre Filipe (Maicon 🟨) e Claudio (Rennan 🟨); Bruno, Rafael Silva e Adryan (Davi)
Técnico: Alisson Martins