17.5 C
Brasília
quarta-feira, 7 de maio de 2025

Formosa vence Taguatinga por 1 a 0 e aumenta vantagem nas quartas de final

Taguatinga cria chances, mas vê Formosa ganhar partida e abrir grande vantagem por uma vaga na semifinal do Candangão

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Depois de 150 dias de espera devido da pandemia do coronavírus, Taguatinga e Formosa abriram as quartas de final do Candangão. A equipe goiana terminou a fase de classificação no quarto lugar, enquanto a Águia ficara em quinto. O estádio Serejão, em Taguatinga, foi o palco definido para a ensolarada manhã de quarta-feira (12/08). Com muitas trocas nas duas equipes, o equilíbrio era o tom esperado para a primeira das duas partidas que farão os dois times visando o título do Candangão e consequentemente.

Dentro de campo o cenário foi outro. Taguatinga dominante durante todo o primeiro, fez o arqueiro Lennon trabalhar por duas vezes nos 45 minutos iniciais. A boa troca de passes e perigos da Águia não davam espaço para o time comandado por Heli Carlos tentar suas jogadas. Na etapa final, a história era a mesma: Taguatinga incisivo e Formosa com dificuldades no meio-campo. Mas o velho ditado “quem não faz, leva” foi visto no Serejão. Em um lance infeliz do zagueiro Daniel, o defensor desviou e marcou contra após cobrança de escanteio. O resultado deixou o Formosa com boa vantagem para o jogo de volta.

- Continua após a publicidade -

Primeiro tempo sem gols

Aos 5 minutos, Rafinha levanta a bola na área do Taguatinga e ninguém consegue cabecear, tirando tinta da trave esquerda do arqueiro Vavá. Com o cronômetro marcando 16 minutos, o goleiro Vavá por pouco não entrega o gol. Ao tentar sair com a bola rolando, jogou nos pés de Andrezinho, que não aproveita. Dois minutos depois, Negueba recebeu pela esquerda e chutou cruzado, tirando tinta do gol de Lennon. Na saída de bola, Daniel recupera, mas chuta fraco com Lennon fazendo dessa fácil.

Após a parada técnica, a Águia continuou tomando as investidas da partida. Daniel e Helton tabelaram e o meia chutou por cima do gol. Com 35 minutos, Helton girou sobre o defensor formosense e chutou forte de fora de área, mas o goleiro Lennon, atento, faz belíssima defesa. No escanteio cobrado, o ataque do Taguatinga desvia e Daniel recebe livre, dentro da área. O atacante chuta de primeira e Lennon, novamente, faz bela defesa. Incisivo no ataque, Denilson cruza na área e Negueba não consegue chegar na bola.

Sofrendo pressão, o Formosa foi ao ataque com Éverton Cézar e chutou de fora da área, mas passou longe do gol de Vavá, sem sustos para o arqueiro da Águia. O Formosa ainda teve mais uma chance de abrir o placar, mas João de Deus cruza muito mal e a defesa do Taguatinga corta sem muitas dificuldades. Quando a bola voltou ao centro de campo, o árbitro Marcello Rudá apita o fim do primeiro tempo.

Formosa marca e sai em vantagem nas quartas

Ao iniciar o segundo tempo, o Taguatinga continuava insinuante no ataque. Em mais um boa troca de passes, Vandson chutou cruzado e tirou tinta da trave esquerda de Lennon. Ainda buscando abrir o placar, Éverton recebeu pela direita, entrou na área e chutou cruzado. O arqueiro Lennon, bem atento, fez uma incrível defesa. Percebendo que perdeu o meio campo, Heli Carlos coloca Mario Neto na partida. Na primeira participação em campo, o meia aproveita desvio de Raí e finaliza, mas a bola sai fraco e Vavá faz tranquila defesa.

Recuperando o meio-campo que havia perdido, o Formosa mostrava melhor e Michel Paulista finalizou no meio do gol, e Vavá faz boa defesa. Após cobrança de escanteio de Michel Paulista, o zagueiro Daniel desviou contra o próprio patrimônio e marcou contra. Gol do Formosa, abrindo o placar. Após o gol, o Taguatinga fez duas mudanças, entrando Ugleizer e Martinely, em busca da melhora no ataque.

Nos minutos finais, o Taguatinga ainda emplacou uma pressão para cima do Formosa. O lateral Vandson pegou a bola pouco depois do meio campo e chutou forte para o gol de Lennon. O arqueiro formosense deu um leve desvio, mas suficiente para evitar o gol de empate do Taguatinga. A bola ainda explodiu no travessão antes de ir para escanteio. Na bola parada, a zaga do Formosa conseguiu afastar, dando números finais a primeira partida das quartas de final.

O que vem por aí

O resultado positivo para o Formosa deixou o Tsunami do Cerrado em boa vantagem no Candangão. Isso porque como o time goiano fez uma campanha melhor que o Taguatinga, a vitória da Águia por um a zero no jogo da volta não será suficiente. Para ser eliminado, o time goiano precisa perder por dois gols de diferença. Resultado igual, a classificação ficará para a equipe goiana. A decisiva partida ocorrerá no próximo sábado (15/08) às 16h no estádio Diogão, casa do Formosa, em Goiás.

TAGUATINGA 0 

Vavá; Denilson, Julio César, Daniel, Luan; Vandson, Helton, Hugo José, Everton; Daniel e Negueba. Técnico: Júnior Araújo

FORMOSA 1

Lennon; Elton, Mário Paiva e Bruno Costa; Andrezinho, Zé Wilson, Éverton Cézar, Marcos Paullo e Rafinha; Cardoso e João de Deus. Técnico: Heli Carlos

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE