Chegamos a metade do Campeonato Candango 2025 e o Gama segue sem perder no torneio. Pela primeira vez longe do Bezerrão nesta edição do torneio, o Gama conquistou mais três pontos na tabela de classificação. Neste sábado (8/2), o Alviverde venceu o Samambaia por 1 a 0 no Estádio Serejão. Pedro Romano marcou o gol da vitória já no segundo tempo, após cobrança de falta de Daniel Costa. Agora, os gamenses assumem a liderança de forma momentânea.
Invicto, a equipe de Glauber Ramos totaliza 13 pontos neste Candangão, com quatro vitórias e um empate. Para assumir o topo da tabela de forma definitiva, os gamenses precisam torcer por uma derrota do Brasiliense diante do Ceilandense neste domingo (9/2). No próximo quarta (12/2), o Gama volta ao Bezerrão para encarar o Real Brasília, às 19h30. Do outro lado, o Samambaia segue na sexta colocação. O próximo adversário do Cachorro Salsicha é o Sobradinho, também no Estádio Serejão.
Primeiro tempo
Diversos erros técnicos marcaram os minutos iniciais do confronto. O Samambaia começou em cima e tinha mais posse no campo de ataque. Lila era o principal nome da equipe. O camisa dez flutuava pelo meio-campo e era responsável por articular as jogadas samabaenses. Do outro lado, fora do Estádio Bezerrão pela primeira vez neste Candangão, o Gama mostrou dificuldades para se adaptar ao gramado do Serejão. O campo era mais seco e dificultava a rápida troca de passes do time, características cruciais da equipe de Glauber Ramos no torneio.
Neste cenário, os jogadores do Gama erravam passes com certa frequência, e praticamente entregavam a bola aos samambaenses. Um destes erros resultou na chance mais clara do Samambaia no primeiro tempo. Foi com apenas sete minutos. Pedro Romano errou um passe logo na transição ofensiva e Filipe Wirley aproveitou o presente para avançar em direção à área. No entanto, o camisa nove se enrolou com a bola e chegou sem equilíbrio para finalizar. A bola foi embora pela linha de fundo.
Com o tempo, os gamenses se adaptaram ao gramado e tomaram as rédeas do duelo. Glauber Ramos avançou as linhas e passou a “morder” o Samambaia logo no campo de defesa. Rafa Marcos foi o primeiro a finalizar, mas a bola foi para fora. Depois, foi a vez de Toscano cabecear por cima da meta, também sem oferecer grandes riscos ao goleiro Murilo. O guarda-redes foi ter perigo em finalização de Luisinho. O camisa oito alviverde experimentou de fora da área e com a ajuda de um quique, carimbou a trave esquerda samambaense. Disparada, a principal chance de gol do primeiro tempo.
![Gama](https://distritodoesporte.com/wp-content/uploads/54319385000_af3dd30997_o-300x189.jpg)
Clique e leia mais:
- Após reunião, jogo entre Samambaia e Gama acontecerá com duas torcidas
- Dentro de casa, Gama faz 1 a 0 no Paranoá e segue invicto no Candangão 2025
- Candangão 2025: Samambaia goleia o Legião e volta a sonhar com vaga no G-4
Segundo tempo
Enquanto Glauber Ramos voltou para a etapa complementar sem alterações, Gabriel Teixeira promoveu duas mudanças. Os jovens Dharlysson e Kersul foram acionados para adicionar mais velocidade no jogo do Samambaia. Justamente em jogada mais veloz, os donos da casa chegaram pela primeira vez no segundo tempo. Mateus Falero, na ponta-esquerda, mandou a bola até Vitor Xavier. O artilheiro do Candangão, no entanto, estava em posição ilegal.
Pouco tempo depois, Glauber também promoveu duas mudanças: Nunes e Lucas Lourenço, estreante com a camisa gamense, entraram para dar um novo fôlego no Alviverde. Os dois tiveram o pé quente. Poucos minutos depois da entrada, Rafa Marcos sofreu falta na direita. Como de praxe, Daniel Costa assumiu a responsabilidade da cobrança. Com maestria, o camisa dez cruzou na cabeça de Pedro Romano. O zagueiro, posicionado como um exímio centroavante, apareceu livre de marcação para abrir o placar e explodir a torcida gamense no Serejão: 1 a 0.
Atrás no placar, o Samambaia se lançou ao ataque em busca do empate. Três chegadas de perigo vieram dos pés de João Marcelo, outro recém-acionado no confronto. Aos 37′, após um bate-rebate oriundo de cobrança de escanteio, o atacante encheu o pé e tirou tinta do travessão alviverde. Quatro minutos depois, teve mais uma chance depois de receber lançamento de Luquinhas. Chegou a deixar um zagueiro no chão, mas foi interceptado ao finalizar. A terceira foi na marca de 45′, já na reta final, quando chegou na entrada da área para finalizar, mas isolou. Não havia mais tempo para nada: 1 a 0 para os gamenses.
Samambaia – 0
Escalação: Murilo; Daniel Mendonça (Dharlysson), Bahia (João Marcelo), Pedrão, Júlio Lima; Dudu (Kersul 🟨), Filipe Wirley, Lila; Montanha (Ian Carlos), Falero (Luquinhas) e Vitor Xavier
Técnico:
Gama – 1
Escalação: Renan Rinaldi; Michel, Wellington, Pedro Romano ⚽(Gabriel) e Lucas Piauí; Lúcio, Luisinho (Lucas Lourenço), Willian Jr (Lima) e Daniel Costa; Rafa Marcos (Rafa Pontes) e Marcelo Toscano (Nunes)
Técnico:Glauber Ramos