Vitória tricolor! Em duelo válido pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, Aparecidense e Fluminense se enfrentaram no Mané Garrincha para decidir uma vaga para a próxima fase da competição nacional. Com a bola em jogo, o clube goiano começou melhor o confronto e até saiu na frente do placar. Todavia, ainda na primeira etapa, o tricolor das Laranjeiras conseguiu uma rápida virada e ainda alargou o placar no segundo tempo. Assim, a equipe assinou a vitoria diante dos torcedores em Brasília pelo placar de 4 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Nonato, Samuel Xavier e Ganso para o time carioca, enquanto Wellington Carvalho assinalou para o Camaleão, além de um gol contra de Vanderley.
Classificado para a próxima fase, o Fluminense retorna ao Rio de Janeiro para um clássico no final de semana. Dentro de casa, o Tricolor das Laranjeiras receberá o Vasco em duelo válido pela décima rodada da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O embate está marcado para o próximo sábado (24/05), no Maracanã. A bola deve rolar às 18h30. Enquanto ao Aparecidense, o time goiano continua na Capital Federal para o próximo compromisso pela Série D. Também no próximo Sábado, a equipe goiana encara o Ceilândia pelo sexto confronto desta edição quarta divisão Nacional. No Abadião, o apito inicial está marcado para às 16h30.
Primeiro tempo
Sedento para angariar a vaga para a próxima fase diante do Fluminense, a Aparecidense se lançou ao campo de ataque logo nos instantes iniciais do duelo. A equipe goiana pressionava a saída de bola adversária sem a bola, e quando mantinha a posse da mesma, buscava alçar a bola para o centroavante Júlio César em meio aos dois zagueiros tricolores. Com essa proposta de jogo, o time chegou algumas vezes dentro da grande área rival, porém, não conseguia finalizar as jogadas no alvo com precisão. Todavia, o revide também era perverso. Por meio de escapadas em contra ataques, o clube carioca levava perigo.

Em uma dessas jogadas, na risca dos 25 minutos, o goleiro Fábio lançou o ponteiro colombiano Jhon Árias em velocidade contra um zagueiro rival. O atacante ganhou do defensor e disparou rumo a grande área. De frente para o gol, o atleta driblou o guarda redes e desabou. Primariamente, o referencial marcou simulação do jogador tricolor, porém, foi chamado à cabine do VAR para analisar o lance. Após quatro minutos, o juíz concluiu que houve penalidade, mas que também havia impedimento no início da jogada.
A Aparecidense, que prosseguia melhor no confronto, fez valer a única lei que não falha no Brasil, a lei do ex. Próximo aos 35 minutos de jogo, em um escanteio oriundo de um erro de passe de Paulo Henrique Ganso, David alçou a bola na marca do pênalti da área adversária, onde estava o zagueiro Wellington Carvalho. Cria das categorias de base do Flu, o defensor subiu livre de marcação e testou firme para colocar o clube goiano em igualdade no agregado; 1 a 0 no Mané Garrincha.
Entretanto, a felicidade do Camaleão não durou muito tempo. Em jogada construída pela ala esquerda de ataque na risca dos 42 minutos de confronto, o lateral direito tricolor Samuel Xavier inverteu a ponta da construção ofensiva, infiltrou por trás da defesa adversária e apareceu livre de marcação na entrada da área rival. Na primeira finalização no alvo do Fluminense na partida, o jogador bateu cruzado de perna canhota na bochecha da rede para empatar o embate; 1 a 1.
E o Fluminense foi em busca da virada ainda na primeira etapa. Após o árbitro dar bola ao chão depois de um choque de cabeças, Samuel Xavier acelerou a jogada e lançou rapidamente a pelota para o centro do retângulo defendido pelo clube goiano. A zaga do Camaleão afastou mal e o lance se ofereceu para Everaldo, camisa nove tricolor, que surgiu livre na marca do pênalti rival para cabecear a bola pro fundo do gol e colocar o time do Rio de Janeiro à frente no combate; 2 a 1 em uma virada rápida para os cariocas
Clique e leia mais:
- Real Brasília é atropelado pelo São Paulo e amplia risco de rebaixamento
- Ceilândia realiza promoção para partida diante da Aparecidense pela Série D
- FIFA realiza visita técnica em Brasília de olho na Copa do Mundo de 2027
Segundo tempo
Para acentuar ainda mais o golpe sofrido pela Aparecidense dentro do confronto, na marca dos 19 minutos de segundo tempo, o Fluminense ainda ampliou o placar após uma trapalhada bizarra da zaga do Camaleão. O goleiro Matheus Alves cobrou um tiro de meta e curto nos pés do volante Enzo, que tentou sair com a bola dominada, mas acabou desarmado na transição. A bola caiu nos pés de Jhon Árias, que bateu firme para uma ótima defesa do guarda-redes rival. Entretanto, no rebote, Serna apareceu sozinho para finalizar. Antes da pelota entrar, o zagueiro Vanderley ainda desviou para ajudar a empurrar a redonda para a própria meta.
A equipe goiana demonstrava estar praticamente nocauteada. Em outra saída de bola completamente desencaixada, o Fluminense voltou a apertar a troca de passes rival e forçou um erro do meio campo adversário, com a retomada da posse de bola em frente a meia lua adversária. Porém, desta vez a pelota caiu no pé de Paulo Henrique Ganso, maestro da equipe tricolor, que bateu forte de perna canhota e anotou um golaço no Mané Garrincha para alargar ainda mais o marcador

Com o resultado e a classificação para as oitavas de final garantidas, o técnico Renato começou a tirar os medalhões do Fluminense de campo e dar oportunidades para jogadores com menos minutos na temporada. Indefeso diante de uma classificação que esteve muito perto, mas que escapou pelas mãos por erros coletivos e individuais da própria equipe, o Aparecidense também não demonstrou mais resistências no duelo. Então, desta forma, o duelo se encerrou assim; 4 a 1 para o Tricolor das Laranjeiras.
Aparecidense – 1
Escalação: Matheus Alves; David, Wellington Carvalho⚽, Vanderley e Mário Henrique(Paulo Meneses); Dyego(Gui Meira), Enzo🟨 e Higor Leite(Allef); Kaio Nunes(Juninho), João Marcos e Júlio César(Stéfano);
Técnico: Lúcio Flávio
Fluminense – 4
Escalação: Fábio; Samuel Xavier⚽(Guga), Thiago Silva, Ignácio(Thiago Santos🟨) Fuentes; Hércules(Lezcano), Nonato🟨 e Ph Ganso⚽; Serna(Riquelme), Árias(Isaque) e Everaldo⚽(Baya).
Técnico: Renato Gaúcho