Samuel, um jovem empresário, enfrentou grandes desafios ao longo de sua vida, incluindo históricos de doenças degenerativas em sua família. Influenciado pelo ambiente, ele mergulhou em uma rotina pouco saudável, consumindo alimentos pouco nutritivos e levando uma vida sedentária.
O resultado foi o ganho de peso excessivo e uma baixa autoestima. Decidido a mudar sua situação, Samuel iniciou uma transformação gradual em sua alimentação e começou a se exercitar regularmente. Com o tempo, encontrou no fisiculturismo sua paixão e começou a competir.
Uma história de superação
O fisiculturista nascido e criado em Brasília, explicou como tudo aconteceu em sua vida desde sua passagem por cargos públicos na área de TI. Até se tornar um comunicador, empresário, palestrante e também atleta competidor de fisiculturista com 4 troféus somente em 2023. “ Assumi alguns cargos públicos, porém logo notei que não gostaria de passar mais 40 anos até me aposentar e ainda insatisfeito com contexto de vida, baixíssima possibilidade de progresso, realização pessoal, rotinas simples, etc. Comecei então nosso negócio em marketing de relacionamento, construímos equipes, treinamos pessoas e logo veio a oficialização da demissão no DOU da carreira pública”, contou o atleta.
Samuel revelou que sempre foi magro, mas depois do casamento ele começou a se alimentar de forma incorreta, com isso veio o distúrbio alimentar e consequentemente a doença de obesidade. “ Minha última foto que lembrei de registrar na balança estava com 104kg, porém ainda engordei um pouco mais após”, relatou.
O empresário confessou que achava muito difícil ter uma rotina e vida saudável naquela época, já que pessoas do seu ciclo não tinham também hábitos saudáveis. “Fui influenciado facilmente a aniquilar qualquer atenção com saúde, sempre consumindo lanchinhos, hot-dog, fast food, coisas de festas. Passando um bom tempo no sobrepeso sem energia, sem ânimo, desenganado, autoestima baixa e isso o incomodava muito”, detalhou o atleta.
A virada de chave na vida de Samuel veio ao ouvir de uma conhecida que ele estava parecendo o pai da sua esposa. “As pessoas me davam muito mais idade pela aparência de gordo que realmente eu tinha fisiologicamente. De todos os dessabores, dificuldade até para amarrar o cadarço, atravessar uma rua com mais pressa, suar demasiadamente durante o dia, fora todos os vexames, de todas as situações que passei, essa foi a que fez a ficha cair. Esse forte impacto emocional me fez enxergar a realidade”.
O atleta relembrou que além de seguir a mesma carreira de seu pai em TI, ele também estava copiando os péssimos hábitos. E arriscando obter doenças muitos sérias. “Percebi que eu não somente estava seguindo a carreira de TI do meu pai, mas também sua obesidade, seus hábitos sem freios, e certamente em breve sua doença de Mal de Parkinson. Meu papai foi diagnosticado aos 28 anos com Mal de Parkinson. Desde criança notava sua gradual debilidade que me faz hoje ter clareza maior da realidade iminente a todo ser humano”, detalhou Samuel.
O fisiculturismo mudou a sua vida
O atleta explicou como o fisiculturismo mudou a sua vida e que a sua mudança foi gradativa. Ele mudou seus hábitos alimentares e foi realizando exercícios físicos pouco a pouco, e começando a dizer adeus para a obesidade e se tornando uma pessoa comum. Concluindo a primeira etapa do processo.
A segunda etapa surgiu ao acompanhar a sua esposa Tri-Campeã nas competições fitness. “notei que ter uma alimentação com semelhanças a dela, não eram tão impossíveis como imaginava e enxerguei que seria benéfico também começar a competir no fisiculturismo”, revelou Samuel.
Ao todo, o atleta participou de 5 competições totais em 2 distintos torneios, levando para casa quatro troféus conquistados neste ano de 2023 e uma medalha. “O que era um estilo de vida ultrapassou a barreira de uma escolha e se tornou motivação para levar esta história como motivação para outras pessoas”, relatou o fisiculturista.
Sua perspectiva para o futuro
Quando perguntado sobre o que diria para pessoas que passam pelo mesmo que Samuel passou, ele é direto. “Assim como todos querem chegar na velhice com dinheiro, poder ter tempo, viajar, desfrutar e descansar na vida, pois é muito improvável que vá ser tão produtivo quanto ainda hoje. Assim é meu chamado para se entender que Saúde é uma poupança que começa hoje”, indagou o empresário.
Além de uma grande história de superação O atleta revelou qual é o seu maior sonho em sua carreira e pontua sobre a importância da inteligência mental.
“Um dos nossos maiores sonhos é levar saúde e inteligência mental à maior quantidade de pessoas possível, para elas realmente dominarem suas vidas em vários aspectos, principalmente no controle alimentar, suplementação e atividade. Sei de perto, de dentro de casa o que é ter uma pessoa doente para cuidar e como é doloroso estar doente. Nós vivemos no país mais ansioso do mundo, com péssimos índices de saúde e péssimo serviço de saúde pública. Este cenário tem índices cada vez piores. Tenho habilidades para ajudar milhares de pessoas a saírem ou evitarem suas famílias deste fantasma que rodeia a humanidade”, finalizou.