A final do Campeonato Candango BRB está definida! Brasiliense e Ceilândia decidem nos próximos dias 2 e 9 de abril, quem levará o caneco para casa. A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) decidiu que o VAR (árbitro assistente de vídeo, ou Video Assistant Referee, em inglês) será usado nos dois jogos. Esta será a primeira vez que a competição receberá a tecnologia.
O VAR já é um velho conhecido não só do futebol nacional, como também das competições internacionais. No Brasil, o recurso foi implantado em 2018, nas quartas de final da Copa do Brasil e utilizado na final entre Corinthians e Cruzeiro. Na ocasião, o árbitro de vídeo confirmou um pênalti para o alvinegro e interferiu no gol de virada do jogador corintiano Pedrinho, com o resultado de 2×1, a raposa saiu com o título. Um ano depois, os clubes decidiram optar pela utilização do VAR no Campeonato Brasileiro e, desde então, a tecnologia segue sendo usada.
O Distrito Federal conta com apenas cinco árbitros com formação voltada para a arbitragem de vídeo, sendo o escolhido para a primeira partida da final, Rafael Martins Diniz. O profissional de arbitragem, natural de Brasília–DF, tem 31 anos e atua como árbitro há nove anos. O último jogo em que Rafael esteve como árbitro principal foi no clássico entre Gama e Brasiliense, válido pela terceira rodada do quadrangular. A equipe escolhida para este jogo está definida como:
Árbitro central: Marcello Rudá Neves Ramos da Costa
Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade
Assistente 2: José Reinaldo Nascimento Junior
Quarto Árbitro: Matheus de Moraes Silva
VAR: Rafael Martins Diniz
Entre amor e ódio, a relação entre times, torcedores e simpatizantes do futebol, e o árbitro de vídeo, segue entre altos e baixos. Há quem goste da tecnologia e há quem acha que atrapalha o espetáculo. De qualquer forma, o VAR foi implantado para evitar erros humanos cometidos pelos árbitros dentro de campo. O jogo entre Brasiliense e Ceilândia será no Estádio Maria de Lourdes Abadia, às 16h, e será aberto ao público com ingressos à R$ 5,00, que podem ser adquiridos na bilheteria do estádio no dia da partida.