28.9 C
Brasília
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Finais do Candangão 2022 terão possibilidade de uso do VAR

Regulamento da próxima edição do torneio local deve ter uma observação autorizando o uso da ferramenta nos dois jogos da decisão

- Continua após a publicidade -

A reunião do Conselho Arbitral que debateu os rumos da edição de 2022 do Campeonato Candango discutiu, também, diversos rumos da próxima temporada do torneio local. Além da escolha do novo regulamento (veja mais detalhes no fim do texto) e da organização das rodadas da primeira fase, o encontro encaminhou outros temas, como o uso do árbitro de vídeo nas duas finais da competição.

Difundindo a ferramenta em suas competições, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está incentivando o uso do VAR nas 27 federações estaduais filiadas. Segundo explicou Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), aos mandatários dos 10 times participantes do Candangão 2022, a entidade máxima disponibilizará cursos para as comissões de arbitragem.

O martelo do uso do recurso de vídeo, porém, ainda não está batido. Vasconcelos destacou a chance no encontro de organização do Candangão e detalhou que o regulamento do torneio local terá uma observação para possibilitar de uso nos dois jogos decisivos. “A CBF acha que nos jogos finais conseguimos fazer. Para ter a possibilidade, vamos deixar no regulamento. Se a gente conseguir, é positivo para todo mundo”, ressaltou.

- Continua após a publicidade -

A medida não chegou a entrar em votação, mas recebeu adendos dos presidentes de Ceilândia e Capital sobre custos e viabilidade. Ressaltando não ter projeção de valores para o uso da ferramenta do VAR nas duas finais do Candangão 2022, Daniel Vasconcelos citou a possibilidade de a CBF bancar os custos. O Estádio Nacional Mané Garrincha conta com a estrutura de vídeo.

Clique e saiba mais!
– Final do Candangão deve ser antecipada para evitar jogo em meio de semana
– Candangão 2022: veja todas as partidas da primeira fase do torneio local
– Candangão 2022 terá quadrangular semifinal e finais em dois jogos

Dos dez times presentes na edição de 2022 do Campeonato Candango, somente o Brasiliense atuou com a arbitragem de vídeo à disposição. Na conquista do título da Copa Verde de 2020 contra o Remo, o recurso foi utilizado nas duas partidas finais, assim como deve acontecer no torneio local. O Jacaré foi o primeiro time do Distrito Federal a jogar com o VAR disponível para consulta.

Regulamento do Candangão

A edição 64 do Campeonato Candango será enxuta e terá pouco mais de dois meses e meio de bola rolando, respeitando o calendário proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No período, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Luziânia, Paranoá, Santa Maria, Taguatinga e Unaí disputarão a taça do principal torneio de clubes do Distrito Federal. O Jacaré é o atual detentor do título.

A principal competição de clubes do futebol do Distrito Federal será disputada em um novo regulamento. A primeira fase será disputada em pontos corridos, com nove partidas previstas para cada time. Os quatro melhores se classificam para um quadrangular semifinal em ida e volta (seis partidas). A final, com os dois melhores times da etapa anterior, será decidida em duas confrontos.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P