Por Danilo Queiroz
A temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) está oficialmente encerrada e não terá um clube campeão. Depois de planejar um retorno direto no mata-mata (o que eliminaria o Universo/Brasília), a Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade responsável pela organização do torneio nacional, voltou a se reunir oficialmente com os clubes participantes e, de forma unânime, decidiu finalizar o torneio.
Segundo a LNB, mesmo com o plano de retomar o torneio quando a pandemia do novo coronavírus permitisse, as equipes não sentiram segurança em relação ao controle da doença no Brasil e optaram por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos com a competição, além de agir com responsabilidade diante do impacto financeiro gerado pela crise econômica mundial.
Os panoramas de dificuldade vividos por cada clube com a paralisação do torneio também foi levado em consideração na decisão. Antes mesmo do anúncio do encerramento do NBB, dois times classificados já haviam anunciado desistência. O primeiro a tomar tal atitude foi o Bauru Basket. Em meados de abril, o Pinheiros demitiu todo o seu elenco por carta, abrindo mão de disputar os playoffs da competição nacional.
“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os envolvidos e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.
A decisão também foi apoiada pela entidade que representa os jogadores. “Infelizmente, o momento atual não é favorável a uma possível volta do NBB. Hoje, não temos certeza de segurança aos atletas, técnicos, árbitros e funcionários da liga para poderem trabalhar com tranquilidade”, afirmou Guilherme Teichmann, ala/pivô do Corinthians e presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB).
Classificação será mantida para destinar vagas
Apesar de não apontar um campeão de forma oficial, a tabela de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) será usada para destinar as vagas que o Brasil tem direito em competições internacionais. No momento, as organizações do Baskteball Champions League Americas quanto a Liga Sul-Americana ainda não definiram seus regulamentos para a definição oficial de quantos times brasileiros serão convidados para cada disputa.
O Flamengo vai devolver o dinheiro do BRB, que o Iganeis destinou ao patrocínio do seu time de coração?
[…] Fim da linha: por coronavírus, clubes e LNB cancelam temporada do NBB […]