28.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FFDF tira pontos do Luziânia no sub-17 e time contesta. Guaraense passa

Imbróglio jurídico sobre escalação de jogador do Luziânia no início do campeonato leva a tirada de pontos da Igrejinha e classificação do Guaraense. TJD-DF irá analisar o caso

- Continua após a publicidade -

Fortes emoções aguardam os envolvidos com o futebol de base do Distrito Federal nesse final de ano. Última competição das categorias formadoras em 2022, Campeonato Candango Sub-17 parará no Tribunal de Justiça Desportiva do DF de Futebol após a FFDF, administrativamente, tirar 3 pontos do Luziânia e classificar o Guaraense para a segunda fase do torneio.

O quiprocó começa na primeira rodada da competição, quando o atleta Iury Vasconcelos Cordeiro foi relacionado para a partida entre Legião e Samambaense. O jogador ficou no banco de reservas e não entrou em campo naquela data.

Posteriormente, Iury saiu do Legião e foi contratado pelo Luziânia. No time do entorno, o jogador entrou em campo e chegou a fazer gol. Ele atuou na 5ª, 6ª e na 7ª rodada da competição pela equipe da Igrejinha. Até aquele momento ninguém havia denunciado o atleta por estar irregular nas partidas.

- Continua após a publicidade -

Porém, após a 7ª e última rodada, o União Desportiva Guaraense encaminhou o Ofício 059/2022 à FFDF relatando irregularidade na atuação de Iury pelo time do Luziânia e pedindo a perda dos pontos do seu adversário direto na briga pela classificação.

Conforme tabela oficial do site da FFDF, o Luziânia foi o 4º colocado no grupo B com 10 pontos e saldo +7, enquanto o Guaraense o 5º colocado com 10 pontos e saldo -1. O Luziânia se classificou e o Guaraense ficou de fora.

FFDF tira pontos de Luziânia e classifica o Guaraense

Após receber o pleito do time do Guará, a Diretoria de Futebol da FFDF entendeu que o time do Luziânia feriu o regulamento específico do torneio ao escalar atleta que já havia sido relacionado por outra equipe participante da competição.

Conforme ofício enviado pela FFDF ao TJD-DF a que a reportagem teve acesso, a entidade organizadora alude que os artigos 11, 37 e 38 do regulamento específico foram infringidos e determinou a perda de pontos do Luziânia do jogo entre Luziânia x Legião, classificando o Guaraense para a próxima fase.

Na sequência, a FFDF pediu a homologação de sua decisão pelo TJD-DF.

TJD-DF nem homologa, nem suspende decisão da Federação

Ao receber o pleito da FFDF, o presidente do TJD-DF, Vinícius Henrique Bernardes dos Santos, deu despacho dizendo que “verifico que não há especificação da pena aplicada pela FFDF, a qual requer homologação. Ainda assim, se esta viesse especificada, não vislumbro a possibilidade de aplicação do Art. 111 do CBJD, por não se tratar de sanções de suspensão, desfiliação ou desvinculação, trata-se de apuração por parte da EAD de infração ao Art. 214 do CBJD, com isso recebo o ofício na forma de Notícia de Infração e encaminho-o a Procuradoria-Geral para análise dos fatos e medidas cabíveis.”

O Presidente do Tribunal não homologou, como pediu a FFDF, a decisão administrativa interna da entidade, mas também não a suspendeu ou sustou, enviando o caso para a Procuradoria apurar.

Enquanto isso, a tabela da competição no site da FFDF mostra o União Guaraense como adversário do Gama na primeira rodada da segunda-fase do torneio, mas na classificação final da primeira-fase ainda está o Luziânia à frente do Guaraense.

Luziânia aciona TJD-DF

Principal atingido pela decisão da FFDF, o Luziânia já acionou o TJD-DF pedindo a suspensão da competição até que o Tribunal decida quem tem razão: o time de azul ou a Federação de Futebol.

Em sua defesa, a Igrejinha sustenta que a interpretação correta ao regulamento e ao CBJD, conforme o Regulamento Geral de Competições da CBF, é que para fins de atuação não inclui o atleta compor banco, mas efetivamente entrar e jogar a partida.

O time ainda afirma que a FFDF criou punições não previstas e não poderia ter retirado os pontos do Luziânia por conta própria.

Não há, até o momento, decisão da Presidência do TJD-DF.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P