O diretor de competições da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) convocou os clubes filiados à entidade para reunião acerca do calendário e organização do Candangão Feminino 2022.
A reunião ocorrerá no próximo dia 25 de julho de 2022 a partir das 15:30 com a presença dos times interessados. O encontro entre clubes e FFDF sobre o Candangão Feminino será na modalidade virtual, por meio da plataforma MEET.
Segundo ofício da entidade aos filiados a que o Distrito do Esporte teve acesso, o link para os participantes será encaminhado 10 minutos antes do horário pré-agendado, portanto, às 15:20 do dia 25 de julho.
É tradição que o torneio feminino local encerre o calendário candango. Segundo previsão do Calendário 2022 divulgado ainda em novembro de 2021, a ideia inicial da FFDF era começar a competição em 01º de setembro e finalizar em 05 de novembro.
2021 teve 6 times e título do Real Brasília
No ano passado 6 clubes se enfrentaram na competição feminina. Real Brasília, Minas Brasília, Cresspom, Legião Futebol Clube, Estrelinha Esporte Clube e Aruc/Fúrias. A primeira fase terminou nessa ordem, com Real Brasília e Minas classificados à mega final.
No jogo único da finalíssima Real Brasília e Minas jogaram numa manhã de sábado no Defelê e as donas da casa se saíram melhor. Com dois gols de Geovana Alves, Real Brasília bateu o Minas Brasília por 2 a 1 e garantiu o seu terceiro título em três anos de participação no torneio.
Vagas para competições nacionais
Diferentemente do futebol masculino que vive anos de penúria, o futebol candango é uma potencia em torneios femininos. Real Brasília classificado para a fase eliminatória da Série A1, Cresspom – ainda que rebaixado – com Série A2 garantida em 2023 e Minas Brasília encaminhado para a segunda fase da A2 2022. O time das Minas é um dos favoritos ao acesso.
O Candangão 2022 dará vaga à Série A3 de 2023. Com as três maiores forças na primeira ou segunda divisões, o Candangão colocará o quarto colocado na mesma condição do Legião em 2022 – com uma vaga na competição nacional do próximo ano.